TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Ensaios: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Remunerando mais e melhor é exigido dos Profissionais controle e qualidade sobre suas atividades o que acaba somando valores ao serviço executado, e que por sua vez acaba dinamizando ainda mais a intercomunicação entre os colaboradores nos vários níveis da organização.

Os profissionais disputados pelas empresas buscam políticas de remuneração e benefícios, que em grande parte das vezes são em áreas sociais e ligados à família, o que mostra que a Administração de Remuneração e Beneficios não envolve apenas o Salário Moeda, mais sim qualidade de vida para os colaboradores e seus entes mais próximos.

ADMINISTRAÇÃO DE BENEFICIOS E REMUNERAÇÃO

2.1 HISTÓRICO DE REMUNERAÇÃO E SALÁRIO

A troca de Moeda pela força de trabalho é uma das práticas trabalhistas mais antigas, esta relação entre patrão e empregado acontece repetitivamente há muitos séculos e em toda e quaisquer organização, seja ela governamental ou não, ou seja, o Patrão paga pelo serviço que determinado grupo de tarefas desempenhado por aquele que irá merecer sua remuneração como troca por ter cumprido suas tarefas. Uma remuneração ideal e/ou justa é a principal busca da massa de trabalhadores, juntamente com seus sindicatos e associações.

Ao falar de remuneração acabamos ligando este ao termo salário, que por sua vez é historicamente ligado ao SAL. Pois com SAL pagavam o império Romano, normalmente esta prática era adotada para pagar aos seus serviçais.

Muitos imaginam que o salário tem por obrigação se fazer pela troca da mão de obra por MOEDA (dinheiro), mais não é assim necessariamente que deve ser. Na antiguidade a prática mais comum entre os Ricos Senhores da época era que o pagamento do salário se fizesse em forma de bens e serviços, ou seja, determinada pessoa lhe contrataria para pastorar suas ovelhas, e em troca eu lhe daria uma ovelha por mês. Contudo, não falamos apenas da Roma Antiga ou mesmo de períodos tão longiquos, pois no início da revolução industrial, era comum esta prática, pois as industriais pagavam seus trabalhadores com os próprios produtos que ali eram produzidos, outras pagavam seus colaboradores com vales que podiam ser comercializados apenas dentro do próprio estabelecimento da empresa, o que acabava prendendo ainda mais os funcionários a empresa, prática esta, que causaria nauseas em quaisquer um Administrador do Século XXI.

Junto com a globalização houve uma forte valorização do trabalho e de quem o faz, tendo assim o trabalhador mais voz e respeito. Dessa forma o trabalhador começou a ser remunerado a altura do cargo que ocupa fazendo com que as empresas busquem a não rotatividade dos bons profissionais.

2.2 TIPOS DE REMUNERAÇÃO

2.2.1 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

Em meados da década de 80 as organizações tiveram que se adequar ao que a Globalização exigia na época. Foi uma época marcada pelas inovações tecnológicas, e até então quem possuísse a melhor tecnologia, possuiria também o menor custo de produção, o que aumentaria os índices de lucratividade, tornando os concorrentes sobressalentes e ultrapassados.

Com as novas tecnologias para os setores de Produção, surgiram também novas concepções de como administrar as empresas, estes conceitos abrangiam toda a administração, fosse nos setores de administrativos ou de produção. As decisões não podiam mais ser tomadas como antes, tudo deveria partir de um planejamento estratégico para que as margens de lucro pudessem ser otimizadas.

Com o surgimento de novos conceitos de como Administrar as Empresas a remuneração deixa a visão focada antes no cargo, e agora vê com outros olhos o indivíduo e suas habilidades. Passando assim a valorizarem não mais o salário como um todo e sim suprir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com