TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  1.626 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de aprendizagem

1. Vamos recordar. De acordo com a pesquisa do professor Warren Schmidt, que você conheceu no texto sobre liderança, a maioria das pessoas admira líderes que sejam:

De acordo com a pesquisa a maioria das pessoas admiram líderes que sejam honestos, tenham competência, olhem para adiante, e sejam inspiradores.

2. Escreva o conceito de liderança apreendido nesta Unidade. Depois compare sua resposta com o conceito formulado por Robbins.

Liderança é a arte de liderar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos a fim de se conquistar objetivos. Stephen Robbins define liderança como a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas. E a origem da influência pode ser formal ou surgir naturalmente no interior de um grupo.

3. Por muito tempo a Teoria do Traço foi a única abordagem aceita no estudo da liderança. Qual o princípio fundamental dessa teoria?

A Teoria do Traço parte do principio de que os líderes possuem características de personalidade que os auxiliam em seu papel. Acredita que o indivíduo já nasce líder.

4. Para a Teoria dos Estilos de Liderança as diferenças de estilos de comportamento de líder baseiam-se nas concepções que os líderes têm a respeito da fonte do seu poder e da natureza humana. Quais são as concepções dos líderes?

No estilo autocrático a base é de que o poder do líder decorre da posição que ocupa e que a grande maioria das pessoas são preguiçosas e irresponsáveis e precisam ser comandadas. Enquanto no estilo democrático supõe que o poder do líder é conferido pelo grupo e que as pessoas podem dirigir-se a si mesmas e são criativas no trabalho, desde que adequadamente motivadas.

5. O que é processo de socialização?

De acordo com o conceito estudado no texto, socialização é o processo pelo qual uma pessoa aprende valores, normas e comportamentos exigidos, o que lhe permitirá participar como membro de uma organização, e esse processo é contínuo durante toda a carreira do indivíduo na organização.

6. Peter Berger e Thomas Luckmann (1973) distinguiram dois processos de socialização: a socialização primária e a socialização secundária. O que significa cada um desses processos?

Socialização Primária: é o processo de internalização (apropriação), pela criança, das normas, valores, crenças, modos de representar objetos e situações, modos de ser, pensar e sentir a partir do grupo familiar (creche ou orfanato), que por sua vez traz toda a mediação institucional das instâncias macrossociais, econômicas, políticas etc.

Socialização Secundária: processo de internalização (apropriação) que ocorre após a socialização primária, pela criança, via outros grupos sociais de que participa, como, por exemplo, na escola, no clube, na igreja, e constituem seus grupos de referência. Através destes grupos aprendem-se hábitos, valores e referências, o que vai constituindo a vida subjetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com