TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional- Saúde do Trabalhador .

Por:   •  24/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Psicologia Organizacional do trabalho IV

Saúde do trabalhador

Empresa: Prefeitura Municipal de Conceição da Feira, BA./Secretaria Municipal de saúde.

 A Prefeitura Municipal de Conceição da Feira. Está localizada na Praça Marechal Deodoro, nº 26, Cento nesta cidade e tem tendo como gestor o senhor Raimundo da Cruz Bastos prefeito Municipal e Secretária de Governo Sueli França de Brito. A Prefeitura é composta por várias secretarias que tem como missão ser referência como gestão democrática e de excelência do sistema municipal de saúde. É uma visão ser reconhecida pela sociedade, como referência de gestão democrática, com autonomia e criatividade, na condução plena do Sistema Municipal da Saúde. Atualmente a Prefeitura Municipal de Conceição da Feira é composta por nove secretarias, distribuídas por territorialidades, que são as seguintes: secretaria municipal de saúde, secretaria municipal de assistência social e cidadania, secretaria municipal de educação, secretaria municipal de agricultura, pesca e meio ambiente, secretaria municipal de finanças e planejamento, secretaria municipal de infraestrutura e desenvolvimento urbano, secretaria municipal de cultura, turismo, esportes e lazer, secretaria municipal de habitação, e departamento de comunicação – Decom.

O órgão escolhido para o trabalho será a secretaria Municipal de saúde, tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar; é de sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica. A secretaria municipal de saúde dentro da sua organização está composta por uma rede de fortalecimento do Sus, que tem como princípios a Universalidade, Equidade e integralidade, o USF (Unidade Saúde da Família), que integra essa rede, localizado na Rua Cinco Porta, S/, centro de Conceição da Feira, BA  a unidade é uma construção nova, recém inaugurada, composta por 16 ( dezesseis)  funcionários  interno e externo, uma  enfermeira ,um médico, uma recepcionista, duas técnica de enfermagem uma assistente de farmácia, uma de serviços gerais, sete agentes comunitários um motorista e um vigia.

 Sua estrutura fica dividida em uma recepção, uma sala de vacina, sala de curativo, consultório de enfermagem e médico, uma sala de estabilização, sala de expurgo, uma cozinha, cinco sanitários, uma sala de espera, uma sala de arquivo, uma sala de acolhimento, um consultório dentário, uma área externa que serve de estacionamento. A unidade é toda murada e protegida, possui energia elétrica e água encanada. Seu funcionamento é das 8:00hs às 16:00hs, de segunda a sexta feira. Com um cronograma fixo de atendimento a comunidade, referente a hiperdia, preventivo, puericultura, visita domiciliar, planejamento familiar, vacinas, palestras em geral, consulta médica, clínica médica.

Introdução

Este artigo tem como propósito a saúde do profissional de saúde em unidade Saúde da família (USF), com relação as doenças ocupacionais que tem uma relação com a ação laborativa como (DORT) e agentes biológicos (fungos e bactérias), apontando os meios e formas de contrair e as suas inferências na saúde do trabalhador. A relevância deste trabalho é atentar para os trabalhadores da unidade básica de saúde ressaltando que o uso indevido de alguns materiais e ferramentas de trabalho, e uma postura irregular no desenvolvimento dos seus afazeres, pode trazer sérias complicações para a sua saúde, bem com o local mau higienizados e propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

 Com o mundo cada vez mais globalizado e um mercado de trabalho mais competitivo, as organizações procuram cada vez mais a modernização tecnológica, fazendo a junção de rendimentos com uma predisposição guiada para prevenir perigos a saúde do trabalhador. É essencial para que se obtenha uma melhor produtividade e superioridade na habilidade que se calce de todos os meios favoráveis no trabalho, diminuindo o tempo e o esforço. Atualmente as doenças ocupacionais vem crescendo assustadoramente, uma representação considerável na questão da saúde do trabalhador com várias causas, e essas podem ter diversos fatores como desleixo ou até mesmo negligencia e/ou a falta de capacitação, tendo como consequências, o tempo de serviço interrompido, a inabilidade total e permanente diminuição da jornada laboral e chegando até   finitude. Causas que tem uma relação direta com as formas insalubres de trabalho por irresponsabilidade do empregador ou falta de concentração e zelo por parte do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com