TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Psiquiatria Psicanalise

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

Centro de Ensino Superior – CESUFOZ

A teoria da psicologia, da psiquiatria e da psicanálise
O objetivo, objeto de estudo, área de atuação e noção de ética. 





Teoria Psicanalítica
5 Período
Professora: Marta - Aluna: Luana Mufatto







22-03-16

Psicologia
A psicologia tem como objeto de estudo o homem e seu comportamento, podendo identificar e poder compreender seus processos mentais. Assim dizendo, a psicologia estuda o que motiva o comportamento, suas finalidades, o que incentiva, todo o processo mental, a sensação, emoções, percepção, inteligência, desenvolvimento social, aprendizado, interação e demais funcionamentos e formas de comunicação ao longo da vida.

O pesquisador deste campo é denominado como psicólogo, como um cientista social, comportamental e cognitivo. A função deste profissional é tentar compreender o comportamento do individuo social e o papel das funções mentais, estudando o processo de fisiológicos, biopsicossocial - biológicos psicológicos, sociais, e suas funções cognitivas.

Diferenciando-se assim as psicanálise que tem como objetivo a compreensão da mente e das memórias reprimidas ali, tanto quanto a psiquiatria que utiliza se de métodos farmacêuticos e da industria medica para a interação e abordagem do problema com o paciente.

Para que o profissional possa compreender melhor o homem e suas funções é dever do psicólogo explorar os conceitos de percepção, cognição, emoção, motivação, funcionamento cerebral, personalidade, relacionamento social, incluindo familiares e sua interação generalizada.

Embora o conhecimento seja construído com métodos de avaliação e tratamentos das psicopatologias, também é direcionado a resolução de problemas em diferentes aspectos do comportamento humano. O psicólogo pratica vários tipos de papel terapêutico, seja como clinico, ou no aconselhamento. Atua-se também na fase do desenvolvimento onde situa alguns pontos considerados conflituosos, como a fase da infância, pré-adolescência, adolescência e o crescimento do individuo e suas fases, do nascimento a terceira idade.

Esses profissionais são responsáveis pela elaboração e aplicação de testes psicológicos e pela construção de escalas, para que possam buscar a compreensão e resolução de problemas em diferentes fases e camadas co ser humano.

O estudo da psicologia tem como objetivo imediato a compreensão do individuo e do grupo que ele esta inserido, tanto pelo estabelecimento de princípios como pelo estudo de casos.
O psicólogo tem como objetivo o bem estar do ser humano, havendo assim uma busca do ideal de felicidade, para que haja harmonia do ser com a sociedade.

Psiquiatria

Derivava do Grego, psiquiatria quer dizer "arte de curar a alma".
É uma especialidade da medicina, diferente da psicologia e da psicanálise, tem como objetivo tratar das doenças mentais. Lidando assim com a diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de transtornos e doenças da mente. Sejam sofrimentos de cunho orgânico ou funcional, ate mesmo com manifestações psicológicas severas, tais como a depressão, esquizofrenia, demência e ate mesmo transtorno bipolar e de ansiedade.

O objetivo maior é o alivio do sofrimento e do bem estar mental. Para isto o psiquiatra deve avaliar completamente o paciente e sua historia de vida, tanto biológica quando psicológica. Uma doença ou problema mental (psíquico) pode ser tratado com medicação ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia. A avaliação ou testes psiquiátricos envolve o exame do estado mental do paciente e a historia clinica, como testes psicológicos, neurológicos ate mesmo exames de imagens para auxiliar na avaliação, como exames físicos e laboratoriais.

A diferença da área de psiquiatria e psicologia é a utilização de medicamentos, uma parte importante do arsenal terapêutico, o que se torna único em sua área, assim como um procedimento muito criticado na historia, a eletroconvulsoterapia. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimentos tanto ambulatório quanto internamento, casos que envolvam paciente que possam trazer riscos para as pessoas que lhe cercam, a indicação é de internação em casos involuntários.
Os transtornos, ou doenças mentais, são descritos como tanto patológicos ou psicopatológicos. Muitos transtornos e problemas assim não tem cura, enquanto outras tem melhorias e poucos sintomas, outras são crônicas que apresentam muitas vezes grande impacto no paciente, necessitando de tratamento ate mesmo pela vida toda, variando assim de cada paciente.


Psicanálise
A Psicanálise tem como origem na medicina, independente da psicologia, é um campo clinico de investigação da psique humana. Foi desenvolvida por Sigmund Freud, que propôs este método para a melhor compreensão do ser humano, para poder analisar e entender o inconsciente.
É um sistema teórico sobre a vivencia e o comportamento humano, um método que aplica o tratamento caracterizado por varias técnicas, gerando assim, uma base de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.
É um procedimento que atua na investigação dos processos mentais, que são de certo modo inacessíveis, tem como método o tratamento de distúrbios neuróticos de informações obtidas a partir dai.

Tendo como objetivo tratar o desequilíbrio psíquico, sendo assim responsável pela descoberta do inconsciente e a partir dai passou a abordar este território desconhecido, na tentativa de compreender seus mecanismos. Diferente da psiquiatria e da psicologia, a psicanálise visa analisar o comportamento do individuo pelo inconsciente e por suas memórias, decifrando assim a própria mente e ajudando a compreender e organizá-la, curando doenças carentes de causas orgânicas.
Freud fascinado, inicia o trabalho com a hipnose que marca os métodos psicanalistas, tanto quanto a Associação Livre, a Transferência, a Repressão, a Auto analise, a Interpretação dos Sonhos, o Complexo de Édipo, num parâmetro que se encarrega de estruturar a base teórica da Psicanálise.

Segundo Freud, toda perturbação emocional tem sua fonte em vivencia com a sexualidade, assim, para o psicanalista aquilo pode se revelar algo perturbador e sendo reprimidas num inconsciente. Para ele o desenvolvimento da sexualidade interfere muito nisso, podendo assim atingir uma dimensão social ou ate mesmo coletiva, um exemplo é o Nazismo, fazendo com que o indivíduo se apaixone por sua própria imagem, ou o Complexo de Édipo ou de Eletra.

A psicanálise revela que através dos elementos que expressam nas pessoas, que refletem o conflito entre o consciente e o inconsciente, são como uma forma de traição da memora, como os sonhos, chistes e sintomas.
O psicanalista aborda a interpretação do inconsciente, de palavras expressada, ações e memórias do paciente, baseada nas associações livre e na transferência. Ele deve obter melhor conhecimento do paciente e de suas memórias, o que faz o paciente ter aquele trauma e paralisia, podendo assim obter uma melhor forma de compreensão não só do paciente e também do problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com