TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da saúde As possíveis intervenções de prevenção ao suicídio

Por:   •  11/5/2019  •  Monografia  •  13.081 Palavras (53 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 53

UNIVERSIDADE

PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

CURSO: PSICOLOGIA

PSICOLOGIA DA SAÚDE:

AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

       

C371CB2 - Jerry Souza Da Costa

BRASÍLIA - 2018

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

CURSO: PSICOLOGIA

Monografia de autoria de Jerry Souza da Costa e coautoria de; Amanda Gonçalves Barbosa, Beatriz Firmino S Ferreira, Vanderleia Ana Da Silva, intitulada “PSICOLOGIA DA SAÚDE: AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO”, apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Psicólogo no Curso de Psicologia da Universidade Paulista, Campus Brasília, aprovada em 11 de Dezembro de 2018, sob a orientação do Professor Me. Robson Medeiros de Araújo.

                           __________________________________________

Professor Me. Robson Medeiros de Araújo.

Orientador

Psicologia – UNIP

 _________________________________________

Graduando. Jerry Souza da Costa

Psicologia - UNIP

Brasília

2018

Barbosa. A. G.; Costa. J.S.; Ferreira. B.F.S.; Silva. V.A; Psicologia da saúde: as possíveis intervenções de prevenção ao suicídio. Brasília – DF, 2018. Medeiros. R.A (orientador) Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas – ICH, Universidade Paulista. Campus Brasília, UNIP 2018. 1. Suicídio. 2. Prevenção. 3. Psicologia da saúde.  4. Características do suicídio. 5. Dor psíquica. Psicologia da saúde: as possíveis intervenções de prevenção ao suicídio, Título.

Brasília, 2018

Dedico este trabalho a Deus.

Onde quer que Ele esteja. In Memoriam: Luiz Gonzaga de Souza, Joana Batista de Souza e Maria do Livramento de Souza.

Agradecimentos.

Somos barquinhos de papel a deriva nas ondas da vida, somos marujos dessa embarcação e antes mesmo de sermos “barquinhos’’ somos folhas em branco, sem dobraduras, até que percalços, e, tormentas nos moldem no cais da vida, salvando-nos desse longo naufrágio. Somos um deque defronte ao sol, somos uma escolha só, um remo a ser encontrado. assim como barcos de papel precisamos ser moldados, o que seria de mim sem meus “marujos” nessa embarcação que é uma vida acadêmica? E nada mais justo, coerente ser grato por não ter deixado naufragar (..), ao meu papai Luiz, ora Você partiu antes de mim, mas bem antes me preparou para enfrentar o caos. A minha Mãe Ana (digo, Joana Batista) ao exemplo de honestidade e companheirismo. A minha Tia/Avó ao qual carinhosamente a chamo de “Tiinha” (digo, Maria Elói), por se abdicar de tudo e criar, se dedicar a mim, ao meus irmãos, meus avós, pela família em si. A minha Tia/Materna “Marramento” (digo, Maria do Livramento), obrigado por tudo, principalmente pela minha infância. Ao meu irmão Davi Cauã, que possamos compartilhar muitas coisas juntos. A minha Mãe Margarida pela vida e por acreditar sempre em mim.

Aos meus amigos que fiz ao longo da minha estadia em Brasília, em especial Jeferson Rocha mais que um irmão, a Luana Evylin a irmã que ganhei e com um brinde maravilhoso Mãe Sonia que me adotou.

A Katyane Nogueira Bevilaqua mais que uma amiga, um irmã do coração que me atura há anos.

A Maria Anyele alburgurque sem palavras para descrever, a quem recorri em noites de tormentas, meu muito obrigado, minha amiga e minha irmã do coração.

Nos perrengues dos corredores da universidade, em sala de aula tive o privilégio e a dadiva de conhecer e ter convivido e compartilhado coisas com Alécio Balica, obrigado pela parceria em todo o curso, você foi essencial, eternamente grato por tudo. E quando se pensa em sala de aula, trabalhos em equipe não podiam faltar, Amanda Gonçalves mais que uma amiga, uma parceira para vida, Vanderleia Ana “Leya” pude ter a oportunidade de conviver em duas oportunidades no ambiente acadêmico e trabalho, quero na minha vida sempre, Beatriz Firmino a caçulinha do grupo.

Também faço um agradecimento especial aos professores; Aurea Cerqueira Chagas, Ana Cristina Ferro, Milena Vieira as que foram essências para minha formação acadêmica.

Ao meu orientador Robson Medeiros de Araújo, obrigado por ter acreditado e incentivado ir além com esse projeto de pesquisa, você foi imprescindível.

A todos sem delongas a todos os colegas de faculdade, amigos que fiz no Ceará, Brasília e Bolívia, aos meus familiares que de certa forma torceram para que alcançasse meu objetivo, em especial Tia Candeias e Mizael Lopes, obrigado por tudo.

Por fim, meu agradecimento maior àquele que me permitiu ser o que sou em meio a tantas coisas que aconteceram à minha jornada. Obrigado a você, Jesus, meu Deus e meu Senhor. Obrigado por permitir a viver e ter escolhido viver! Obrigado também pela fé e intercessão a Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita de Cássia a quem pude a recorrer em intercessão em noites de tormentas meu muito obrigado por ter sido tão amiúde em vida.

 

“Melhor acrescentar vida aos dias, do que dias à vida.”

(Rita-Levi Montalcini, neurologista italiana,

Prêmio Nobel Fisiologia / Medicina 1986)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS.

ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria

ABEPS - Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio.

APA – Associação de Psicologia Americana

CFM - Conselho Federal de Medicina

CFP - Conselho Federal de Psicologia

IGSP - Instituto Gestalt de São Paulo

OMS – Organização Mundial da Saúde.

SIM - Sistema de Informação sobre Mortalidade

SES – Secretaria Estadual de Saúde

Resumo

PSICOLOGIA DA SAÚDE: AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. BARBOSA. A. G.; COSTA. J.S.; FERREIRA. B.F.S.; SILVA. V.A, R.A (orientador) Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, UNIP – Universidade Paulista. Campus Brasília, 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (86 Kb)   pdf (433.3 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com