TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Trabalho

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CONCRETO PROTENDIDO E PREMOLDADO

ATIVIDADE EM EQUIPE- AV2- Até 5 pessoas

ROTEIRO

  1. Inicialmente, devem ser calculadas as cargas da laje nervurada como um todo (em tf/m² ou kN/m²), nas parcelas:

- peso próprio: hcons x 25 kN/m²; hcons 🡺 altura de consumo

- acrescentar as outras cargas permanentes;

- e as cargas acidentais (dadas).

  • Estas cargas da laje servem exclusivamente para determinar as cargas na nervura individual e nas vigas principais (“longitudinais”).

  1. Sugere-se o cálculo individual da nervura, com seção T, sendo a largura da mesa (bf) igual a distância entre os eixos das nervuras. As cargas nela atuantes serão calculadas a partir da carga da laje por m² multiplicadas por bf. Portanto, a nervura será calculada como uma viga biapoiada, com cargas em kN/m e o vão  da laje até o eixo das vigas de apoio. A “alma” da nervura tem forma trapezoidal, mas pode adotar uma forma retangular, com a base (bw) sendo a média das duas larguras extremas.
  1. Determinar a flecha da nervura ainda sem protensão e verifique se é superior a 1cm. (use o FTOOL ou similar).
  1. A protensão nas nervuras pode ser calculada para equilibrar uma parcela considerável da  carga permanente (igual ou maior a 90%). Determinar o número de cordoalhas e lançar o cabo. Determinar a carga equivalente de protensão, no ato da protensão e no tempo de vida útil.
  1. Para a nervura, fazer as verificações das tensões (basta apenas no meio do vão) para 4 combinações de carga: no ato da protensão, combinação quase permanente, combinação frequente e combinação rara. Fazer a verificação do EL de deformações excessivas para

constatar se a protensão atenderá o critério de flecha inferior à 1cm. Para estes cálculos, use o FTOOL e as fórmulas de tensões dadas em sala. Verifique em qual das 3 categorias, a protensão dada pode ser enquadrada.

  1. Ainda para as nervuras, fazer a verificação do EL Último à flexão (calcular a armadura passiva complementar, se necessária. Usar a planilha dada no material do Unifor on Line).

  1. As vigas “principais” serão contínuas, com seção retangular e com 2 vãos iguais (entre os eixos dos pilares de apoio).
  1. As cargas atuantes nas vigas longitudinais (em kN/m, ou tf/m) serão as reações de apoio das lajes (em kN/m²), nas três parcelas: peso próprio, carga permanente, carga acidental, obtidas pela multiplicação de cada carga pela metade do vão: q viga = (q laje x L nervura) : 2). Não esquecer de acrescentar às cargas permanentes, o peso próprio da viga.
  1. Determinar os esforços pelo FTOOL e calcular a protensão necessária usando o critério da tensão admissível à tração, para o momento máximo (que se dá no apoio central). Calcule o número de cordoalhas e a força de protensão real no ato e na vida útil.
  1.  Fazer o “lançamento” do cabo e transformar em carga equivalente de protensão (no ato e na vida útil).

Para a viga, fazer as verificações das tensões a cada décimo de vão para 4 combinações de carga: no ato da protensão, combinação quase permanente, combinação frequente e combinação rara. Fazer a verificação do EL de deformações excessivas para constatar se a protensão atenderá o critério de flecha inferior à L/300. Para estes cálculos, use o FTOOL e as planilhas em Excel. Verifique em qual das 3 categorias, a protensão dada pode ser enquadrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com