TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Trabalho

Por:   •  29/11/2022  •  Ensaio  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Bianca Daniele Souza

A condição do emprego e desemprego no momento atual do COVID-19

       Devido a pandemia em que o mundo está enfrentando, as condições de empregabilidade estão sofrendo um grande impacto, com isso ocorreu um grande aumento no número de desempregados. Esse impacto ocorreu, devido há muitas empresas, terem reduzido o numero de contratações, realizado cortes de pessoal, realizando demissões em massa ou até mesmo algumas empresas estarem quebrando devido a este contexto de pandemia. Tendo em vista essa situação, é extremamente importante a atuação do psicólogo. No caso de uma demissão em massa, o psicólogo atuaria realizando intervenções multidisciplinares com outros profissionais dentro das empresas, para que assim, não afetasse as outras áreas dentro da empresa, e que desse modo a empresa não falisse. Outra estratégia de atuação do psicólogo dentro do contexto empresarial, seria a resolução de conflitos após uma demissão em massa de tamanho grau, pois o clima no ambiente tende a ficar aversivo dependendo do contexto.  

O papel do psicólogo apresenta-se de extrema importância não apenas em contextos como a empregabilidade ou a falta dela, mas em consequências da pandemia que está ocorrendo em nível mundial, os indivíduos estão ficando em isolamento social. E em virtude do mesmo tornam-se ansiosos, apreensivos, com medo pela situação da incerteza, com sentimentos de desamparo, e devido a toda esta situação. O cuidado com a saúde mental se torna cada vez mais necessário, principalmente neste momento de crise. Onde, se não há o devido cuidado e orientação, a saúde psicológica pode ficar em segundo plano, e com isso acarretar em transtornos ou futuras doenças psicológicas. Devido a isso estão sendo tomadas varias medidas como psicoterapia a distância, aconselhamentos via telefone, para que o individuo possa ter suas angustias aliviadas em certo grau. Outras medidas que poderiam ser tomadas para amenizar o sofrimento dos indivíduos em isolamento, seria criar ou intensificar os grupos de apoios existentes, para que todos os que estão em isolamento possam entrar em contato, e com isso diminuir qualquer nível de angustia ou sofrimento.  

 Com esta proposta de grupos de apoios, acredito que aliviaria o nível de sofrimento que vem sempre acometido por toda a população. Pois, a realidade de todos mudou muito drasticamente, em relação a rotina, trabalho, vida social e tudo isso impacta na saúde mental do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com