TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia organizacional

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ[pic 1][pic 2]

PSICOLOGIA

ATPS – ETAPA 02: Relações Humanas no Trabalho

Trabalho apresentado como exigência da disciplina Psicologia Organizacional do curso de Psicologia – 7º semestre, da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, ministrado pela Prof.ª Renata Arbex de Paiva.

ALINE DANIELE JERONIMO DE ALMEIDA

RA 3776759088

CLEYDSON NASCIMENTO SENEME BARBOSA

RA 3715673988

DAIANA MEDEIROS BORDINI

RA 3729703327

MAYARA STEFANI CRUZ

RA 3715674002

THAIS CRISTINA FONSECA CAROTTA

RA 4236822789

ZILMA DIAS A. BORGES COSTA

RA 4440881190

Jundiaí

2015[pic 3]

O enfoque sobre a psicologia na conduta organizacional refere-se a atuação do profissional baseada em valores, unidos a aptidão de adaptação, aprendizagem continuada, flexibilidade e liderança. Consiste em ponderar a relação entre funcionário e a organização, dispondo-se a cuidar também da saúde mental, pois situações desfavoráveis e condutas desajustadas demandam grande empenho de conformação e consomem muito esforço do indivíduo, causando uma deterioração psicológica e muitas vezes pré-dispondo ao aparecimento de doenças físicas.

Entender o real significado do funcionário dentro da organização de acordo com a visão de comprometimento e dedicação em exercer uma função é identificar os valores e pertinências de poder que o funcionário desempenha e consegue. Embasado no capítulo nove do livro “Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil” (Zanelli, 2004) ponderando toda a ideia do poder pessoal que um funcionário pode acrescentar nas organizações.

A explanação deste referido estudo adotou os preceitos do comportamento organizacional. Busca-se constituir o poder de um funcionário comprometido sobre a organização, expondo o quão formidável é o empregado estar emocionalmente ligado à empresa. A análise como um todo leva a percepção do valor que um funcionário acrescenta a empresa mediante seu empenho, do seu aprimoramento pessoal e profissional dentro da organização, onde ela se torna dependente do empregado para produzir e elevar os números que garantem seu sucesso.


Palavras Chaves: organização, funcionário, valores, comprometimento, empenho, poder.


  1. DESCRIÇÃO DA CENA ESCOLHIDA E A RELAÇÃO CAPITULO NOVE DO LIVRO:

No cap. 9 do livro: “Psicologia, organizações e trabalho no Brasil”, nota-se a evidente necessidade da organização em cativar os funcionários, pois estudos comprovam que um colaborador bem informado e estimado rende muito mais, acarretando desta forma em mais benefícios para os dois lados.

Na cena escolhida “Debate Final” e o Capitulo 9 do livro, ficou claramente comprovado que a insatisfação do funcionário com a organização ou até mesmo com o produto que a mesma fábrica, afeta o bom desempenho do mesmo, podendo até fazer com que aja a solicitação do próprio profissional de desligamento da empresa. Segundo Zanelli e Bastos (2004) O aparecimento da psicologia organizacional e do trabalho está claramente associado à crescente industrialização que ocorreu nos países dominantes, do cenário ocidental, no fim do século XIX e início do século XX.

O campo de aplicação, até meados da década de1930, principalmente nas organizações de trabalho dos estados unidos, centrava-se em estudos e intervenções junto aos incentivos financeiros como, por exemplo, treinamento no trabalho, fadiga e monotonia, luminosidade e ventilação, testes de admissão, estudos de tempo e movimento, turnos de trabalhos, segurança e disciplina.

Nas décadas seguintes, expandindo-se também nos
demais países industrializados, as atividades do psicólogo e de outros profissionais ligados a ciência do comportamento dirigiram-se para os incentivos não financeiros como liderança e supervisão, relações interpessoais, atitudes dos empregados, moral no trabalho, avaliação de executivos, relações homem máquina, entrevistas e aconselhamento. (Zanelli e Bastos, 2004)

Antigamente a Psicologia Industrial se preocupava com a seleção e recrutamento de trabalhadores e soldados e hoje em dia ela também tem esse papel na instituição, todavia, agora, se busca dar consciência ao trabalhador, que o mesmo tenha noção da sua força de trabalho e quanto ela vale. Tenta acabar com essa visão de que o trabalhador é mecânico, que vem desde a revolução industrial. Na década de 1990, com abertura do mercado e o aumento intenso da competitividade internacionalizada, as organizações brasileiras e a realidade de trabalho passaram a exigir novas competências e formas de trabalho.

Atualmente a psicologia organizacional consiste em:
Analisar e compreender como interagem as múltiplas dimensões que
caracterizam a vida das pessoas que caracterizam a vida das pessoas, dos
grupos e das organizações, em um mundo crescentemente complexo e em
transformação. Tem a finalidade de construir estratégias e procedimentos
que possam promover perseverar e restabelecer a qualidade de vida e bem
estar das pessoas. (ZANELLI, 2004, p. 490, Zanelli)

1.1 Principais aspectos relacionados a leitura do texto

  1. Satisfação no trabalho

No começo de Filme vemos que Nick está satisfeito com a empresa de Tabaco na qual trabalha, no debate onde é convidado para falar sobre tabaco em um programa de TV, ali ele fala  que menino com Câncer não é resultado do tabaco, nesse caso ele defendendo a empresa qual trabalha e quando um colaborador está satisfeito no trabalho ele o defende venda de TABACO.

1.3 Percepções de justiça nas organizações.

Nick Naylor é um lobista defensor porta-voz da indústria do tabaco e defende seu posicionamento em função de suas despesas pessoais, em especial do pagamento da hipoteca. A personagem surge como o anti-herói. É quase uma desconstrução do que deveria ser o profissional real. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com