TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia organizacional

Por:   •  22/6/2015  •  Artigo  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

A ORIENTAÇÃO HUMANA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Márcia Maria Magalhães Maia
Tecnóloga em Recursos Humanos

A identidade do individuo é formada apartir do meio em que vive, de suas experiencias, culturas e costumes.Apartir das constantes mudanças,o nosso agir, falar e pensar, entra em  processo de construção ,seja dentro ou fora das organizações.

É definida a identidade como: Pessoal, Social e organizacional,é atraves delas que nos orientamos como ser individual,membros de grupos e como profissional.

A nossa identidade pessoal é uma   luta constante entre o que somos e o que as pessoas querem que sejamos. A  social é a integração do eu pessoal com a vida em grupos que fazemos parte, e a organizacional são vivenciadas no mundo do trabalho, com nossas experiencias,comprometimento dentro da instituição.

   A uniformidade de valores e a cultura organizacional, pode ocasionar a perda da individualidade dos indivíduos, apartir do momento em que passa a agir conforme as normas, rotinas e tabus organizacionais o profissional pode externalizar essa cultura, ou seja, pode levar esses costumes para a sua vida cotidiana, em família, no grupo de amigos, impondo regras e limites que antes não faziam parte de sua identidade pessoal.

   O modo que as organizações buscam orientar a identidade dos colaboradores, é no perfil da identidade coletiva, pois dão prioridade aos objetivos da empresa de um modo geral adeguando-se também aos seus próprios objetivos. Esse padrão da identidade coletiva, também pode trazer consequencias, apartir do momento em que o individuo passa externalizar a cultura da empresa para vida cotidiana, pode se tornar escravo de regras  ao invés de agregar valores  de uma forma positiva.

As organizações são formadas por pessoas e elas precisam ser motivadas de forma que consigam adaptar-se gradoativamente as constantes mudanças, quanto mais motivados, mais rendimento terão, seja em orientação grupal ou pessoal,  são como diamantes, todos possuem seu valor, mas precisam ser moldado, lapidado para alcançar o objetivo principal.

Quanto mais resistente for o colaborador para aceitar o processo de mudanças, maior deve ser o envolvimento da empresa com ele. Trabalhar essa contrução de identidade  se possível de modo individual, usando a melhor comunicação, que é a ferramenta fundamental até que se faça  compreender todas as normas,diretrizes que definem a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com