TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia organizacional

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO MONITOR

TRABALHO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Inteligência Emocional

Aline

Sorocaba

2015

Inteligência Emocional

        

        A inteligência emocional é a capacidade de administrar e desenvolver as emoções para alcançar os objetivos. Partindo desse pressuposto para um convívio social e trabalho em equipe adequado é necessário desenvolver habilidade de integração de inteligência emocional em contextos diários para que obtenhamos sucesso em nossas funções, principalmente quando se trata de superação no âmbito organizacional.

Segundo Daniel Goleman autor da teoria de inteligência emocional, As emoções não são apenas manifestações de humor ou desejos, nossa mente emocional nos fornece constantemente informações importantes que precisam ser adequadamente interpretadas e avaliadas para resultarem em comportamento apropriado e levar a bons resultados.

        A seguir segue situações do contexto diário e suas relações ao desenvolvimento da capacidade de inteligência emocional.

Reconhecer os próprios sentimentos:

[pic 1]

Criança brava e recusando ouvir o que está sendo dito.

        A capacidade de reconhecer os próprios sentimentos é necessária para que haja evolução pessoal e trabalho em equipe, superando os paradigmas que lhe são impostos o profissional tem que se reconhecer como ser participante ativo do meio social, o que o transforma em produto e produtor do meio. O reconhecimento de emoções facilita na compreensão e autocontrole em relação aos sentimentos e demonstrações. Superando as dificuldades que o não reconhecimento gera. O autoconhecimento é algo que influencia no crescimento pessoal e profissional do ser humano.

Capacidade de empatia

[pic 2]Charge de uma pessoa em processo de empatia.

        A capacidade de empatia é necessária para o uso diário em todas as circunstancias não apenas no local de trabalho, em uma organização. É indispensável a capacidade de se posicionar na situação em que o seu próximo está, para o reconhecimento do sentimento do outro, assim facilitando as relações interpessoais existentes. Se colocando no lugar do outro é possível a identificação e superação de visões idealizadas.

Capacidade de controlar as próprias emoções

[pic 3]

Mulher indecisa de como deve agir.

        É imprescindível  para um profissional a capacidade de auto controle, com a capacidade de reconhecimento de sentimentos citada acima torna-se uma sequência da mesma a capacidade de auto controle relacionada ao controle de emoções. É preciso saber como agir em diferentes situações e não deixar ações diferentes serem afetadas por falta de conhecimento do sentimento ou de controle dos mesmos. A adaptação aos diferentes contextos depende do controle e da forma com que se maneja as emoções, é necessário o conhecimento para delegar, sugestionar ou até mesmo se relacionar com os demais indivíduos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (118.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com