TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia organizacional de Taylor

Artigo: Psicologia organizacional de Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 4

A Psicologia Organizacional foi fundamental para o crescimento industrial, onde foi aprimorada a motivação dos trabalhadores com a satisfação no seu ambiente de trabalho, em relação a seus pares, seus encarregados e chefias em geral, e ainda promoveram o desenvolvimento de programas de qualidade de vida e pesquisas. Com o desenvolvimento administrativo, o regime de contrato no final do século XIX, foi levado à falência. Esse regime era a única forma de organização do trabalho na época, com base na divisão da produção em segmentos e a sua entrega para empresários independentes.

O regime de contrato acarretava muita diversidade dos métodos de organização da produção no cotidiano do trabalhador e muitos problemas decorrentes da falta de padronização de peças e procedimentos por parte dos fornecedores. Não foi apenas a falta de padronização que gerava problemas, muitas empresas contratavam trabalhadores “inadequados” ao trabalho como prisioneiros, órfãos e “mulheres”. Nos EUA o uso de presidiários pelas empresas também foi comum nesse período.

No final do século XIX, a questão da produtividade do trabalho passou a ser fundamental para o desenvolvimento do capitalismo nesse período. Era necessário repensar o trabalho no chão de fábrica. Foi nesse contexto que o Taylorismo se desenvolveu, para enquadrar as relações de trabalho. Teoricamente, as propostas de Taylor significaram um grande avanço em relação às formas tradicionais de recrutamento compulsórias que empregavam crianças e presidiários para a execução do trabalho.

As teorias de Taylor fundamentam-se sobre algumas premissas, sendo uma delas a de que existe um meio mais rápido e eficiente para realizar cada tarefa, em que a eficiência seria máxima. Para tanto, ele analisou sistemática e obstinadamente as tarefas na indústria, atentando aos movimentos e o tempo necessário para sua realização, e fragmentou-as até a sua maior simplicidade, por menor que seja, é relevante e necessita ser estudada para que se projete um melhor método para sua realização. O trabalhador passava então a realizar tarefas específicas com controle rigoroso do tempo. O treinamento era importante, pois com instruções sistemáticas e adequadas a cada função seria possível fazer o funcionário produzir mais e com maior qualidade. Nesse sistema, deve haver um forte controle para verificar se o trabalho está sendo executado da maneira adequada, na sequência e no tempo predeterminado para não haver desperdício operacional. Outra premissa do taylorismo é a do homem econômico, que afirma que o único fator motivador para o trabalhador realizar o seu trabalho de maneira mais dedicada é vinculando o seu pagamento à sua produtividade, sendo estabelecidas metas a serem cumpridas. A visão de Taylor era de que por meio de pagamentos o trabalhador se sentiria estimulado a trabalhar mais, cooperando com a empresa para a obtenção de lucros, o que reverteria para o bem de todos. O trabalhador ideal era aquele que executava as tarefas da maneira planejada pela administração, sem questionar e da maneira mais eficiente possível.

As ideias de Taylor proporcionaram uma revolução no processo produtivo, trazendo muitos benefícios para a sociedade da época. A administração passou a ter um sistema formal estabelecido para monitoraras práticas laborais e suas relações com a produtividade. Ficou estabelecida a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com