TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia para Obtenção da Saúde

Por:   •  25/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                                [pic 2]

                                                     

Nome do Aluno

Murilo Henrique Guido

RA 1187256

 

                                   

NOME DO CURSO: Educação Física Bacharelado

NOME DA DISCIPLINA: Psicologia Aplicada à Saúde

NOME DO PROFESSOR: Keyko Maly Garcia D Avila Bacarji

                 

                                     

                                                     POLO: Batatais

            ANO: 2018

Psicologia para Obtenção da Saúde

A obesidade é uma condição em que se verifica acumulação excessiva de tecido adiposo ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde. O acumulo é causado pelo consumo em excesso de calorias na alimentação, aumentando a gordura corporal, quando se faz mais ingestão de alimentos gordurosos do que o gasto de energia através de uma manutenção ou para realização de uma atividade do dia a dia.

Para que aja uma mudança o paciente / cliente deve passar pelas mudanças propostas pelos agentes na área da saúde como dietas alimentares, mudanças individuais no estilo de vida e o abito da pratica de atividade física.

Geralmente pessoas obesas procuram uma atividade física, pois apresentam alguns problemas de saúde, para se reabilitarem nas atividades diárias, diante deste fato procuram nas academias aulas que os auxiliam na sua progressão a perda de peso. Os profissionais nesta área da saúde os educadores físicos começam um trabalho com este paciente / cliente com um breve dialogo.

O paciente / cliente neste caso passa por uma entrevista que nas academias denomina-se anamnese onde são realizadas perguntas como: nome, idade, profissão, aferimento de pressão sanguínea, tratamentos, medicamentos utilizados, hábitos alimentares, dores musculares ou articulares, objetivos e outros.

Na anamnese o paciente deixa bem claro que seu objetivo é a redução de peso pois o mesmo está lhe afetando com agravos em sua saúde, o profissional interligado com outros agentes na área da saúde aconselha o paciente a procurar além da atividade física outros profissionais da área da saúde como médicos e nutricionistas para um melhor acompanhamento e obtenção de resultados, sempre preconizando sua saúde. Ao decorrer da conversa em uma área pessoa do paciente, de como é sua rotina, dando informações para que o mesmo consiga atingir seu objetivo tenha que mudar totalmente seu estilo de vida.

Para esta paciente não será nada fácil chegar ao seu objetivo, mas não impossível. A psicologia cita o Modelo Transteórico formulado por Pochaska e Diclemente(1984) contendo cinco estágios que nosso paciente ira já tenha percorrido e ira percorrer. (MARUCI, F. A. F., 2015).

Primeiro estágio, a pré-contemplação, ode o paciente se nega as mudanças dos hábitos impostas pelo profissional.

Segundo estágio, a contemplação, o paciente passa a reconhecer a mudança dos hábitos para que aja a mudança.

Terceiro estágio, a preparação, paciente busca a ajuda para a mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com