TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia x Meio Ambiente

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

ED – Educação Ambiental

  1. O projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema que gera muitos questionamentos, pois levanta uma tentativa de solucionar a seca que afeta as populações do semi-árido brasileiro, ao mesmo tempo que, afeta um dos rios mais importantes do Brasil no quesito da manutenção da biodiversidade, extensão e utilização em transportes e abastecimento.

A ideia do projeto é transferir a água do rio para o abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, fazendo om que haja uma diminuição da seca no período de estiagem das chuvas. Algumas pessoas são contrárias ao projetam, pois alegam que além de caro, a transposição do rio não será capaz de suprir as necessidades da população da região uma vez que o problema está na má administração dos recursos existentes, a maior utilização está voltada para a agricultura e indústria.

Porém, é preciso levar em conta que o projeto conta com programas sociais e comunitários, que trazem abordagens educativas e preventivas quanto a utilização da água, além do monitoramento das condições de saúde de cada lugar. Desse modo, o projeto se tornou viável por conta dos benefícios que vão para além da resolução do problema da seca, como geração de emprego, viabilização da agricultura irrigada e agropecuária de subsistência das famílias.

  1. Os problemas sociais ocasionados pela falta da água no estado de Pernambuco (PE), pode ser explicado pela falta de políticas públicas em alguns municípios onde as obras de transposição do rio São Francisco ainda não foram finalizadas. Fazia-se necessário medidas preventivas para que a água não faltasse nesses lugares.

  1.  Depois de anos sofrendo com as fortes secas, a população do semi-árido nordestino tem com a transposição do rio São Francisco a possibilidade de uma maior qualidade de vida. Contudo, é necessário um investimento em projetos sociais e educacionais e criação de políticas públicas que fiscalizem a utilização dos recursos hídricos e as condições de saúde pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com