TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais

Por:   •  13/6/2017  •  Resenha  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  2.322 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

CURSO TECNÓLOGO EM HOTELARIA

Nome: Ester Matos Alves Ribeiro

Disciplina: Psicologia das relações humanas

Professora: Maria do Socorro

Introdução:

Resumo 1

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência... Assim, a psicologia hoje, pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações. 

A psicologia dedica-se ao estudo da psique humana dentro dos padrões possíveis. A psique humana, não é um campo totalmente penetrável, por isso a psicologia estuda esta mesma psique, até onde pode, a fim de atender o conhecimento de vários mistérios da mente humana. Mas não é uma ciência que desconsidera que o ser humano vive imerso numa sociedade, pelo contrário! O tempo inteiro estuda as relações do ser humano e seu meio (cultura, crenças, religião, etc), pois é a partir da sociedade que está inserido que formará a percepção de si mesmo e ao, mesmo tempo, transformará essa sociedade. Ou seja, o ser humano é um ser ativo, social e histórico. 

Desenvolvimento:

- Principais momentos da construção da Psicologia e possíveis objetos de estudo da Psicologia

A construção da psicologia se deu em vários momentos históricos esses foram os principais:

1 - 700 a.C entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia.

2 - 469-399 a.C a psicologia na antiguidade ganha consistência com Sócrates

3 - 427-347 a.C Platão procurou definir um lugar para a razão no nosso próprio corpo

4 - 384-322 a.C Aristóteles diz que alma e corpo não podem ser dissociados

5 - 400 a.C falar de psicologia nesse período e relacioná-la ao conhecimento religioso. Dois grandes filósofos representam esse período santo Agostinho e São tomas de Aquino.

6 - 1443- Copérnico causa uma revolução no conhecimento humano.

7 - 1610- Galileu estuda a queda dos corpos

8 - 1596-1659 René Descartes postula a separação entre mente, alma, espírito e corpo

9 - Séculos XIX o mundo se moveu. A racionalidade do homem aparece então como a grande possibilidade de construção do conhecimento

10 - 1846 a neurologia descobre que a doença mental é fruto da ação direta ou indireta de diversos fatores sobre as células cerebrais.

11 - 1860 temos a formulação de uma importante lei no campo psicofísico

12 - 1832-1926 cria na universidade o primeiro laboratório para realizar experimento na área de psicologia. Fim do século XIX seu status de ciência é obtida à medida que se liberta da filosofia.

13 - Século XX a psicologia cientifica é substituída por novas teorias

E para finalizar esse primeiro resumo os objetos de estudo da psicologia são o comportamento humano, o inconsciente, a personalidade e a  consciência humana.

Conclusão:

A minha conclusão é que a psicologia é uma ciência que busca o conhecimento do ser humano, através de seu desenvolvimento, do seu comportamento, da sua cognição e do seu psiquismo.

 Na sociedade atual, a psicologia vem propondo muitas intervenções para os problemas que enfrentamos hoje. Um exemplo bem claro disso é a depressão. 

Em termos mais sentimentais, acho que a psicologia é uma luz para pessoas que estão passando por dificuldades e não conseguem enxergar a saída para isso.

Pode parecer fácil falar sobre psicologia, mas, no entanto, essa tarefa pode ser muito complicada se considerarmos a quão diversificada é essa área do conhecimento.  A melhor e mais simples é dizer que a psicologia é uma ciência que estuda a mente e o comportamento e é uma profissão que se vale dessa ciência para ajudar as pessoas em diferentes áreas da vida como educação, saúde, relacionamento e trabalho.

Resumo 2

Introdução:

Esse resumo tem por finalidade mostrar um pouco da teoria de Freud em relação à personalidade, suas características, evolução, estruturas. Podemos ver que nem sempre a personalidade é normal, às vezes tem algumas anomalias que precisam de tratamentos específicos.

As observações de Freud revelaram uma serie interminável de conflitos e acordos psíquicos, um instinto opunha-se ao outro. Existiam proibições sociais que bloqueavam pulsões biológicas e os modos de enfrentar situações frequentemente chocavam-se uns com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com