TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do desenvolvimento surgiu como uma ferramenta essencial para a compreensão do comportamento humano

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 8

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................04

2. ABORDAGEM TRADICIONAL...............................................................05

2.1 PEDAGOGIA DIRETIVA........................................................................05

3. ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA..........................................06

4. ABORDAGEM HUMANISTA...................................................................07

4.1. PEDAGOGIA NÃO-DIRETIVA..............................................................08

5. CONCLUSÃO..............................................................................................09

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................10



INTRODUÇÃO

A Psicologia do desenvolvimento surgiu como uma ferramenta essencial para a compreensão do comportamento humano, pois ela estuda o desenvolvimento do indivíduo e as mudanças que este sofre em todos os aspectos de sua vida. Esta serviu como base para a psicologia da educação. 

Então a psicologia do desenvolvimento identificou o comportamento humano em cada estágio da vida e possibilitou à psicologia da educação, de propor práticas pedagógicas que atentem para cada fase e possibilite um melhor aprendizado ao aluno, resultando consequentemente, na melhoria do processo educacional.  

Com base nisso o presente trabalho traz como o enfoque central o estudo das diferentes abordagens descritas nessa ferramente que serão aplicadas ao longo do livro Pinóquio as Avessas do autor Rubens Alwes, onde são discutidos a  tradicional, comportamental, humanista e as pedagogias diretiva e não-diretiva.

Tais análises nos permitiram entender melhor os medelos pedagogicos, cada um deles com metodologias distintas. Dentre todas as abordagens que irão encorpar o devido trabalho baseadas no livro, foi possível analisar que a tradicional é a que se sobressai, onde todos pertencem a um sistema pré- existente.

  1. ABORDAGEM TRADICIONAL

Essa abordagem será centrada no professor. Esse tipo de ensino volta-se para o que é externo ao aluno: o programa, as disciplinas, o professor. O aluno apenas escutava prescrições  que lhes  são fixadas por exteriores.

 A abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os modelos estão a ser lançados. Nessa abordagem é necessário distantes dos alunos. A escola não é para aprender aquilo que quer, a escola é para aprender aquilo que se deve aprender. O que se deve aprender é aquilo que disseram os  homens inteligentes do governo, tudo na ordem certa, uma coisa de cada vez e todas as crianças  ao mesmo tempo, na mesma velocidade.

De acordo com Saviani (1980, p.29). sugere que o papel do professor se caracteriza pela garantia de que o conhecimento conseguido e isto independentemente  do interesse e vontade do aluno,o qual por si só, talvez nem pudesse manifestá-lo espontaneamente e, sem o qual, suas oportunidades de participação social estariam reduzidas.

A abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os modelos estão a ser lançados. Nessa abordagem é necessário distantes dos alunos. A escola não é para aprender aquilo que quer, a escola é para aprender aquilo que se deve aprender. O que se deve aprender é aquilo que disseram os  homens inteligentes do governo, tudo na ordem certa, uma coisa de cada vez e todas as crianças  ao mesmo tempo, na mesma velocidade.

  1. Pedagogia diretiva

Essa pedagogia é semelhante a abordagem tradicional que Syders traz. Nesse ensino Becker  mostra também que a educação vai do professor ao aluno, que é uma tabula rasa. O aluno aprende se, e somente se, professor ensina. Diz um professor ( Becker,1992): o conhecimento “se dá a medida que as coisas vão aparecendo e sendo introduzida por nós nas crianças”... o outro professor diz: o conhecimento “é transmitido, sim; através  do meios ambiente, família, percepções, tudo”...  como se vê, esta pedagogia, legitimada pela epistemologia empirista, configura o próprio quadro da reprodução da ideologia; repodução do autoritarismo, da coação, da criatividade, da curiosidade.

Contextualizando

Percebemos ao longo do livro Pinóquio as Avessas o quão foi difícil para Felipe, ter se decepcionado com a resposta  da professora, mas ao observarmos de maneira diferente nota-se que poderiamos incluir  a pergunta do pequeno Felipe  na aula, com improviso  de uma dinâmica, ensinando a diferenciação nas cores dos pássaros, e para desenolver a coordenação motora das crianças usando desenhos pontilhados  com a imagem dos pássaros. Já para desenvolver a leitura  e escrita das crianças poderia ser solicitado histórias criadas por elas mesmas. E assim prendendo a atenção das crianças nas aulas e na busca em aprender.

 

  1. ABORDAGEM  COMPORTAMENTALISTA

Nessa abordagem o ensino é pois, composto por padrões de comportamento que podem ser mudados. Supõe-se e objetiva-se que o professor possa aprender a analisar os elementos específicos de seu comportamento, seus padrões de interação, para, dessa forma, ganhar controle sobre eles e modificá-los em determinados direções quando necessário, ou mesmo descrever outros padrões.

De acordo com Skinner, B.F (1953,p.19) A previsão do que o indivíduo faz com frequência tem pouco ou nenhum valor quando temos diante de nós um indivíduo particular[...] uma ciência do comportamento que só se ocupe do comportamento de grupos provavelmente não serve  de ajuda para a compreensão do caso prticular.

“Mas, a despeito do seu sucesso profissional, não se sentia feliz. Procurou um psicanalista…, pois é nos sonhos que mora a nossa verdade. E havia um sonho que Felipe sonhava sempre..., um pássaro azul comia um mamão maduro no alto de um mamoeiro... “Lembre-se do meu nome e você será feliz”. ” (Alves,2005,p. 46)

Contextualizando

O comportamento é um desses objetivos de estudo que não pede método hipotético-dedutivo. O conhecimento, portanto, é estruturado individualmente, via experiência. Felipe se tornou um profissional respeitado. Fez doutorado em uma universidade americana e colocou PH.D.de nome. E ficou rico. Mas, e a respeito do sucesso profissional, não se sentia feliz. Procurou um Psicanalista. Á psicanálise se dedica a análise dos sonhos, pois dos sonhos vem a verdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com