TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopatia Organizacional

Exames: Psicopatia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 2

Psicopata organizacional é um conceito que tem sido usado no mundo corporativo, para indicar colaboradores que apresentam atitudes em desacordo com a ética e bem-estar dos colegas.

É importante esclarecer o motivo de se utilizar a terminologia “psicopata”. De acordo com o DSM - 5 (Manual de Diagnósticos e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria), um psicopata é um transtorno de personalidade antissocial. Geralmente, este transtorno é de difícil diagnóstico, apresenta desprezo claro pelas normas sociais, falta de afeto real pelas pessoas próximas, costumam agir de forma a manipular outros para favorecer seus interesses. São egoístas e suas ações são focadas no bem para si.

Dessa forma, utilizar o conceito de psicopatia é apenas uma alusão àquele colaborador que não age de forma a contribuir com os colegas de trabalho e com o grupo do qual faz parte.

O “psicopata” organizacional é indicado pelas consultorias especializadas em RH e Desenvolvimento e Treinamento, como um indivíduo manipulador ao extremo, com atitudes que causam sério prejuízo aos colaboradores ao seu redor.

Há muitos fatores que culminam nesse tipo de atitude. Fatores sociais, principalmente. Uma vez que vivemos em pleno capitalismo competitivo, devemos considerar que não é o indivíduo em si o responsável por agir de determinado modo, mas todo o contexto em que ele vive supervaloriza o capital em detrimento do bem estar dos indivíduos. Assim, o contexto social contribui para que as pessoas sejam cada vez mais competitivas, se utilizando de estratégias sociais para ganhar a vida e manter seu emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com