TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicoterapia fenomenológica

Resenha: Psicoterapia fenomenológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicoterapia fenomenológica se propõe a ser o estudo das essências dos fenômenos humanos.

A intenção é descrever a realidade, não explicá-la nem

analisá-la. Investiga a realidade do paciente é procura pela verdade de sua história, da qual fazem parte o seu momento atual , o já vivido e o que está por vir, pois essa história está sempre em aberto; história que reúne sua realidade e seus sonhos, suas perdas; histórias que é sua identidade, desta forma o paciente se dá conta do seu ser-no-mundo, ampliando a compreensão de si mesmo, havendo espaço para esperança, no seu presente e a perceptiva do tempo que chega no futuro, assim aprende que as coisas acontecem.

A terapia procura ter base a Daseinanalyse, faz com que o Dasein se aproprie de sua história, o aproximando da verdade da sua vida, de si mesmo, aceitando-a como sua, lembrando dos momentos já vividos e ver os significados e os sentidos sabendo que o tempo está sempre em aberto.

Podemos observar que angustia dá a possibilidade ao Dasein a um crescimento que anuncia o perceber de um novo mundo, que muitas vezes está encoberto pelo impessoal, quando descobrem que podem ser próprios lhes dá a possibilidade de abandonar um jeito já conhecido para ser de um outro jeito, a terapia mostra um novo enxergar, o psicólogo avalia o medo do paciente de viver o novo e o medo de sair do velho, o sentido da terapia e sempre buscar a essência do Dasein.

A terapia acolhe o sujeito, confirmando a sua subjetividade e a emergência da mesma como fenômeno. O Psicólogo se aproxima no Envolvimento Existencial, ele precisa manter-se distante o suficiente para poder enxergar o fenômeno de fora. Depois de ter o

fenômeno confirmado, ele discorda do fenômeno (Obs.: confirmar e

concordar são termos diferentes). Para captar o sentido que atribuem aos fenômenos é essa atribuição de sentido a determinado fenômeno pela consciência é chamado de intencionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com