TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Punição Positiva e Negativa

Por:   •  18/12/2018  •  Resenha  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento – Punição

- Não confundir punição com fuga ou esquiva, pois nessas duas, o estimulo aversivo provoca sua extinção, enquanto na punição, o estimulo aversivo diminui o comportamento. Um estímulo está sendo reforçado positivamente e em seguida é introduzida a punição, ainda com o reforçador presente, com o intuito de enfraquecer a resposta.

- A punição é algo muito frequente no nosso dia a dia, uma vez que a todo momento estamos sujeitos a uma repreensão verbal, multas por quebra de regras, no caso de crianças, apanhar  por um comportamento inadequado, etc. É uma forma muito antiga de controle que perdura até os dias de hoje.

- Embora a punição diminua a frequência do comportamento, não a elimina do repertorio do indivíduo permantentemente, volta a ocorrer depois de um tempo, principalmente fora das condições que levaram a receber a punição.

- Para estudar a punição,  pode-se reforçar um comportamento positivamente e logo que este esteja instalado, passar a puní-lo, mantendo o reforço positivo presente e depois de um tempo, parar com a punição. Ela voltará a ocorrer como demonstrado por Skinner.

- A punição tem o efeito de suprimir uma resposta temporariamente, e quanto mais intensa, mais eficaz será. Por exemplo, uma surra é mais eficaz do que um tapa, ainda que os dois tenham o efeito de punir e, deve ser aplicada imediatamente após o comportamento inadequado. Também deve ser frequente para determinado comportamento e não ocasionalmente para que tenha o efeito de suprimir o mal comportamento. Outro fator é que ela pode ocasionar uma generalização. Por exemplo, se alguém é punido por falar determinado assunto, pode generalizar e não falar mais nada. E por ultimo, a motivação do individuo também interfere na eficácia da punição. Se ele quer muito o reforçador, a punição terá uma eficácia menor do que se ele não quiser tanto.

- As punições podem ser classificadas de duas formas. A física (tapas, choques, socos, etc), e as não físicas (desaprovações, multas, etc.) Também existe a autopunição. Por exemplo em um regime, onde o comer é enfraquecido pela diminuição da quantidade de alimentos ingeridos.

- Outra maneira de punição é o time out, onde a resposta reforçada se torna impossível.

- A punição não simplesmente enfraquece o comportamento inadequado, mas pode trazer  efeitos decorrentes dos estímulos aversivos, tais como ansiedade, esquiva, etc.

- A punição, mesmo não sendo adequada em quase nenhuma ocasião, é muito popular e usada regularmente por todos, porque tem um efeito rápido,  enfraquecendo-se a resposta incorreta, abre-se caminho para ensinar uma resposta correta, e também pode-se dizer que a punição traz um efeito reforçador para quem a emprega.

- Uma das respostas possíveis para a punição também é a culpa, sentimento de pecado. E uma criança punida excessivamente, no futuro tem maior possibilidade de desenvolver esse sentimento com maior frequência. Outra resposta possível é a agressão, uma vez que dificilmente um organismo é punido e manté-se pacifico. Também observa-se o sadismo e masoquismo, ao se autopunir em decorrência de uma punição aplicada por um terceiro.

Os efeitos da punição são os mais diversos. Eles são eficazes momentaneamente e tem o efeito visto muito rapidamente, o que pode parecer um bom aspecto, principalmente aos olhos leigos, uma vez que o “problema” foi resolvido rapidamente. Porém os efeitos dessas punições podem aparecer a longo prazo e terem efeitos muito mais devastadores do que o comportamento que hoje esta sendo considerado errado. Por esse motivo é necessário ver se realmente cabe uma punição e qual o grau dessa punição aplicada, para que não hajam efeitos colaterais piores e mais difíceis de reverter do que o comportamento atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com