TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Positiva e Liderança Negativa

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  1.345 Visualizações

Página 1 de 4

Diferenças entre Liderança Positiva e Liderança Negativa.

Para dar início vamos conceituar o que é ser líder.

Líder é o personagem que leva a sua equipe a um nível superior em matéria de desempenho e resultado através da sua capacidade de aprimorar processos de forma racional. Dessa forma o líder exerce a sua influência para que os liderados contribuam voluntariamente com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

A liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas de forma ética e positiva, transformando-o numa equipe que gera resultados. A liderança pode ser positiva ou negativa, a diferença está na causa a que o líder se destina, ambas tem o líder influenciador que mobiliza seu grupo de liderados a alcançar os objetivos que foram propostos. Porém a liderança negativa leva o grupo a ter atitudes que contrariam a ética e a moral, e os princípios básicos que a sociedade leva em consideração serem corretas.

Comportamentos de liderança positiva, como motivação e consideração individual, ajudam os colaboradores a sentirem-se mais otimistas no trabalho, a desenvolverem forças para saberem lidar com fraquezas e defeitos. Neste contexto, torna-se necessário um líder sensível as necessidades emocionais dos colaboradores, capaz de transmitir um feedback positivo, oferecer oportunidades para progresso de carreira, e desenvolver um ambiente de trabalho em equipe e um clima emocional positivo entre os colaboradores (Cameron, 2008).

A liderança negativa só floresce num solo pobre em lideranças positivas. Quando os líderes formais – aqueles que possuem títulos que lhes permitem tomar decisões – se omitem ou se escondem, as lideranças informais ganham espaço para influenciar os indecisos (Max Gehringer, 2007).

Atividade Quebra-Cabeça

Foram formadas equipes distintas para a resolução de um determinado problema, aparentemente simples. Esses grupos deveriam ter determinado um tempo para desempenhá-la, estipulado pelo próprio grupo, a tarefa consistia em resolver um quebra-cabeça para avaliar a interação entre os integrantes do grupo e avaliar a capacidade do líder em comandar e os seus liderados.

No primeiro momento não houve comunicação e controle do tempo, enquanto outras pessoas não se dispuseram a participar, por vários motivos, falta de motivação, desinteresse, etc. No final nenhum grupo concluiu a tarefa com êxito, pois foi observado que uns lideravam, alguns somente observavam e outros não tinham iniciativa.

Para realizar qualquer tarefa em grupo, o mesmo deve estreitar os laços entre os componentes, buscar a organização, e fazer com que as pessoas se sintam confortáveis e dispostas a trocar idéias.

Para um bom líder construir e manter uma equipe bem coordenada deve-se ter noção de que o conflito trabalha contra esse objetivo. Em uma equipe de trabalho bem sucedida, onde cada membro conhece seu papel, apóia o colega de trabalho e que funciona a contento, o todo se torna maior que a soma das partes.

Foi o pensador russo Lev Vygotsky (1896-1934) quem percebeu que as interações sociais são impulsionadoras do conhecimento, pois a aprendizagem só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com