TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais propostas podem ser apresentadas em escolas com grupos de alunos delinquentes?

Por:   •  17/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Quais propostas podem ser apresentadas em escolas com grupos de alunos delinquentes?

Resposta: Primeiramente devemos capacitar melhor nossos profissionais, os mesmos necessitam estar preparados para as adversidades que podem surgir. Hoje vivemos outros tempos, portanto é necessário que o mesmo esteja atualizado para que possa acompanhar as mudanças no cotidiano escolar e social e também ter consciência que uma proposta de intervenção deve ser para a melhoria do indivíduo, que a aplicação da mesma independente de qual seja, deve prevalecer o caráter sócio pedagógico que não visa somente punição ou retribuição, mais sim a recuperação do aluno para evitarmos casos de reincidência.

Devemos também estimular a confiança do aluno no educador, já ouviu falar que quando gostamos do professor também passamos a gostar da matéria? É isso, conseguindo quebrar a distância que existe entre ambos fica mais fácil do profissional conhecer o aluno, saber de suas dificuldades, anseios, situações que passa em casa de violência, fome, higiene entre tantas outras. A partir deste maior contato é possível que o profissional elabore intervenções, dinâmicas de grupo voltadas para o aluno que deseja ajudar.

São diversas as dinâmicas que podemos usar, segue exemplos: Se em um determinado espaço de tempo não houver brigas ou a diminuição das mesmas for bem considerável haverá uma recompensa de acordo com o que a maioria gosta, sendo desde lazer, esportes e passeios a presentes. Ou então pode ser realizado oficinas de emprego, onde especialize e prepare o jovem para o mercado de trabalho, o ajudando na busca de um emprego. Pode ser oferecido também bolsas incentivo, ou seja, uma ajuda financeira para os jovens que desejam cursar o ensino superior. É importante também que haja grupos de apoio para os pais destes alunos.  O propósito da medida socioeducativa deve ser possibilitar ao adolescente um despertar para sua a responsabilidade social, proporcionando-lhe um novo projeto de vida que o liberte muitas vezes do crime, violência e da marginalização, através de sua reeducação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com