TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre a familia escola eo aluno

Por:   •  27/9/2018  •  Artigo  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA

 RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E ALUNO

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este projeto de pesquisa delimitou- se em colher informações sobre como é a interação família em relação à escola e vice versa, como este comportamento pode influenciar na aprendizagem do filho/aluno.

Ressaltar também as possibilidades de apoio oferecidas pela escola, onde contribui para o aprimoramento das atividades de ensino, interação com a família e educação dos alunos.

OBJETIVOS

 Objetivo geral:

- Conhecer o espaço escolar e a prática educativa do Orientador (a) Educacional;

- Observar, refletir e analisar a prática coletiva do cotidiano escolar, família e aluno;

- Observar as atitudes tomadas por coordenação e pedagogos no cotidiano escolar;

-Participar em reuniões pedagógicas, conselhos de classes;

- Desenvolver o projeto de estágio (pesquisa/intervenção) com auxílio da orientadora;

- Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino;

 - aprendizagem como colaboradores estimulando o crescimento do aluno e fortalecendo seu aprendizado.

Objetivo específico:

 

- Apresentar o funcionamento da escola e funcionários para a família, para que possam adquirir a confiança do trabalho desenvolvido pela escola;

- Fazer reuniões seguidas (uma ao mês) como palestras e debates com a família e encaminhar ao ensino do aluno e não à disciplina mostrando as produções dos alunos;

- Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares pra poderem perceber a importância do diálogo na construção de valores e resolução de conflitos dentro do ambiente familiar e escolar;

- Promover a integração entre família e escola, estimulando rendimento e comportamento escolar dos alunos;

- Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;

- Construir momentos de socialização de idéias com os pais em horários de melhor conveniência para a família;

- Incentivar os pais na participação do conselho escolar e organização do grêmio estudantil.    

JUSTIFICATIVA

A família deve ser a primeira educadora dos filhos e, por isso, necessita zelar constante e diretamente por esse processo fundamental para o desenvolvimento integral deles.

A relação entre família e aluno destina- se a participação efetiva e colaborativa dos pais na escola.

 A relação Escola, família e aluno são imprescindíveis a melhoria dos índices da qualidade da educação. A família como espaço de construção da identidade dos cidadãos formando parceria com a escola para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente, é através dessa participação que se desenvolve a consciência social, crítica e também no sentido da cidadania para que juntos – FAMÍLIAXESCOLA – possam fazer da escola um espaço democrático.

MATERIAL E MÉTODOS

Este estudo realizado em uma Escola Estadual foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa tendo como colaboradores, professores, coordenador pedagógico e diretora. Foi escolhida a realização deste trabalho neste estabelecimento de ensino por fazer parte da realidade atual do ensino e por apresentar bloqueios de interação social das famílias com a escola, logo estas são transmitidas aos filhos aonde vêm às dificuldades de aprendizagem e convívio coletivo dentro da instituição.

Como instrumento de coleta de dados, utilizou- se a observação, entrevista semi estruturada e pesquisa bibliográfica, sendo os entrevistados a diretora, orientadora educacional, professora do primeiro ano do ensino fundamental e professora de recursos do ensino fundamental, transcrita por meio de um questionário.

Para a elaboração da referida pesquisa foram utilizados: livros, revistas, que abordem o tema proposto como também internet, câmera digital entre outros que facilitaram o trabalho suprindo as necessidades.

RESULTADOS DE PESQUISA

Os pais são ferramentas que a escola ainda não está usando no sentido amplo. Neles se encontra o apoio do professor e da escola quando se fala em busca de conhecimento. Através dos pais em casa é que o aluno consegue reavaliar a caminhada escolar, não só nos momento negativos, nas dificuldades, mas também nas obras conquistadas, no que deu certo. Por isso é importante também chamar os pais nas reuniões e informar o avanço do filho na escola, com certeza trará mais força e mais ânimo no acompanhamento do filho, o que irá diferenciar na aproximação deste na caminhada escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com