TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância da Filosofia para a criação da Psicanálise e para o nosso dia a dia?

Por:   •  1/3/2022  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Tamires de Souza Torquato

Turma: 45

Qual é a importância da Filosofia para a criação da Psicanálise e para o nosso dia a dia?

A psicanálise utiliza como principal técnica a associação livre, através da fala, do contato com as experiências apresentadas pelo paciente o analista investiga os processos mentais e conduz o paciente a ter acesso ao inconsciente, ele deve buscar compreender este universo, e para chegar a entender o discurso do outro deve-se compreender primeiro a si mesmo.

A filosofia está entrelaçada a psicanálise, pois ambas nos indagam com as perguntas: “Quem somos nós”? Qual a finalidade da vida? E a partir do momento que aprendemos a observar a nossa vida e tudo o que está ao nosso redor, que aprendemos a questionar a nossa própria realidade, percebemos que a vida se move muito além do ter, adentramos a uma nova percepção, o ser, com toda sua profundidade.

Vivemos em um tempo em que o ser humano não consegue de fato perceber o seu interior e tudo ao seu redor, perceber as belezas simples da vida, somos consumidos por uma rotina frenética, extremamente maçante, em busca de poder aquisitivo, bens materiais, status, poder ou até mesmo a luta pela sobrevivência. Os pensamentos, indagações, reflexões são a chave para a liberdade e para a expansão da consciência de si e dos outros, ter esta visão de mundo é algo muito desafiador, pois não somos estimulados pelo sistema capitalista que nos aprisiona e de fato utiliza artifícios para que não pensemos fora da caixa, não nos sobra tempo. A filosofia auxilia a nos equilibrarmos nos momentos bons e ruins de nossa vida, a não ceder a esta forma mecânica de pensar e agir e a compreender que a vida está sempre em constante mudança e dentro de todos os ciclos e todas as fases os questionamentos sempre são necessários, não há limite para questionar e somente assim percebemos tais modificações e que não estamos mais nos adaptando a tais situações. Esta proposta que a filosofia traz de despertar para aquilo que de fato é real e verdadeiro, é também o que a psicanálise faz, a reorganização mental e emocional para que possamos perceber as raízes de nossos comportamentos, reorganização esta, que traz a liberdade para o ser atuar da maneira original e natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com