TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Do Livro Comportamento Humano Nas Organizações

Trabalho Escolar: Questões Do Livro Comportamento Humano Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  3.201 Visualizações

Página 1 de 9

Questões de Psicologia

Capítulo. 1

1. Reflita sobre os trabalhos que você desenvolve na empresa onde atua, com a finalidade de identificar os graus de autonomia e de participação.

R: Onde eu trabalho tenho que desenvolver um trabalho que possa ajudar não só a mim mais também o grupo que esta ao meu redor.

2. Reflita sobre as interações sócio profissionais presentes no ambiente de trabalho. Destacar aspectos inerentes ao comportamento humano e as responsabilidades pessoais e profissionais.

R: numa empresa cada funcionário tem uma função onde ele age de forma pessoal onde ele se concentra somente no trabalho.

3. Analise as relações de poder e autoridades vigentes no contexto de trabalho. Salientar as variáveis envolvidas.

R: um cargo de poder é um cargo onde o responsável por ele não só tem que toma uma decisão pra si mais para todo o grupo onde ele trabalha.

4. Mencione e explique as contribuições oriundas das ciências do comportamento para a compreensão dos processos de trabalho vem sendo gerida nas organizacionais.

R: ela e necessária para auxilia o trabalhador dentro de sua organização.

5. De que maneira a administração do trabalho vem sento gerida nas organizações?

R: uma administração muito burocrática.

6. Do ponto de vista da tendência contemporânea quanto à concepção do trabalho, como se pode visualizar a efetiva organização do trabalho?

R: uma organização que ainda esta evoluindo e tem de consertar muitos erros.

7. Comente sobre as possíveis e prováveis alternativas de ações, adotadas por uma organização. Em relação às mudanças no mundo do trabalho.

R: Organizações que não se encaixam com o padrão de um mundo globalizado não se desenvolvem.

Capítulo. 2

1 Caracterize uma organização, buscando identificar sua cultura, subcultura, seu clima e as relações de poder e de autoridade. Estabeleça diferenciações entre clima e cultura organizacionais.

R: Clima - ambiente de trabalho, dia a dia, chão de fabrica.

Cultura organizacional – filosofia da empresa, parte teórica, slogan.

2 De que maneira a competência técnica e a competência interpessoal podem contribuir para o desenvolvimento organizacional? Especifique

R: Competência técnica - é o que realmente faz com que a empresa contrate seu colaborador ou não. Porem isso se o individuo não tiver uma facilidade de se relacionar, comunicação fica muito difícil porque hoje em dia só um bom currículo não quer dizer nada, é preciso ter uma boa competência interpessoal, que é relação entre pessoas.

3. Identifique nas organizações a postura adotada normalmente pelos executivos quanto a valorização do potencial humano.

R: O potencial humano vem atualmente em segundo plano, já que não é levado muito em conta, porem essa historia vem mudando, pois já perceberam que, visando isto, o colaborador fica, mas motivado, pois percebe que seu esforço esta sendo notado.

4. Considere a perspectiva da administração centrada na pessoa, identifique os pontos facilitadores e os dificultadores para sua implantação.

R: Quando você trata pessoa por pessoa, fica mais difícil, pois todos são diferentes, não são igual as maquinas todas iguais e todas no mesmo ritmo, contudo a implantação não é fácil como parece, por que quando você trata um grupo é mais fácil teoricamente você agrada a maioria, mais tratando o indivíduo o resultado final é melhor

5. Como as empresas visualizam a mudança de paradigma com relação a concepção de homem e de sociedade?

R: Visualizam com bons olhos, já que o homem faz parte da sociedade e tudo hoje em dia esta integrada.

6. Que alternativas de ação poderão ser adotadas por uma empresa que tenha como finalidade a manutenção e o desenvolvimento de sua saúde organizacional?

R: Ginástica laboral

Refeições mais saudáveis

Academia para seus colaboradores

Diminuir ruídos e esforço repetitivos

7. Salientar os benefícios organizacionais que poderão ser alcançados pelas empresas ao focalizarem seus objetivos e metas a curta e médio prazo.

R: É claro que se deve destacar que os resultados vêm rápidos, e caso eles não sejam agradáveis pode ser mudar a estratégia sem que se leve muito tempo.

Capitulo. 3

1. Constata-se a preocupação de algumas empresas em implementar a administração participativa no trabalho. Comente, salientando as estratégias, os mecanismos adotados, facilidades e dificuldades existentes.

R: A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.

Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.

Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com