TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre o Filme "Meu nome não é rádio"

Por:   •  12/4/2017  •  Resenha  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  2.949 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I

3º SEMESTRE – NA

ANA PAULA FEITOSA SOARES

MARIA DA CONCEIÇÃO CRAVO CASTRO

MARIA JUCINARA DE OLIVEIRA

FILME: MEU NOME É RÁDIO

PROFª Ms. VIVIANE MENDONÇA DE LIMA

FORTALEZA – CE

2015

MEU NOME É RÁDIO

      Meu nome é Rádio é um filme baseado em fatos reais da vida de um rapaz que possui necessidades especiais, lançado em 2003, tendo como protagonista o ator Cuba Gooding, no filme faz o papel de James Robert Kennedy que passa a ser conhecido como “Radio”.

        Este filme mostra a exclusão social que as pessoas que tem algum tipo de necessidades sofrem. Também mostra como um ato de solidariedade com o próximo pode fazer com que este possa ter uma nova perspectiva de vida.

1) – Faça uma associação do filme com a disciplina do desenvolvimento.

RESP.: O desenvolvimento envolve o estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas em todo ciclo da vida. No filme, Radio por ter deficiências  mentais acaba sendo excluído da sociedade e assim sendo incapacitado de  conviver naturalmente com seus semelhantes. A inclusão social é o maior desafio educacional passado pelo filme. Uma perspectiva do desenvolvimento são as variáveis externas que são aquelas ligadas às influências do ambiente. Cenas do filme retratam isso, como ele gostava muito de futebol ele vivia nas cercanias de uma escola, empurrando um carrinho de supermercado cheio de coisas que ele achava e guardava. O treinador (Jones) do time de futebol americano da escola, dá uma chance para que o rapaz trabalhe com ele no time após o jovem ter sido agredido por alguns de seus atletas preconceituosos, acolhendo-o inclusive dentro da escola, nesse momento tem se uma análise da interação no grupo onde ele começa a se desenvolver. Compreender como o comportamento individual entra em contato com os outros elementos significativos do seu entorno, além de descrever as características desses contatos que são relevantes para o desenvolvimento. O objeto de estudo da psicologia do desenvolvimento é o estudo das mudanças que ocorrem na vida dos indivíduos, Rádio por ter se integrado ao grupo de jogadores ele veio a se desenvolver, começar a falar, ter ideias próprias, se comunicar com os outros, ter um raciocínio mais rápido, tudo isso era uma necessidade dele para viver em sociedade, de ter amizades e oportunidade de se desenvolver na convivência com seus semelhantes apesar das diferenças, dificuldades e deficiências que todos temos, mostra-nos também que através da compreensão, da amizade incondicional e da aceitação as pessoas podem se tornar melhores e serão plenamente capazes de se desenvolverem, indiferente do seu problema. Tudo isso se incluiu nos princípios da psicologia do desenvolvimento; - maturação biológica, a cultura e a experiência. - interação com o ambiente, incluindo as relações com outras pessoas e grupos sócias. - influências reciprocas de interação entre subsistemas da própria pessoa, tais como os sistemas cognitivo, emocional, fisiológico, conceitual e neurobiológico.  O fator essencial para o desenvolvimento de Rádio foi o Meio: conjunto de influências e estimulações ambientais (físicas e sociais) .

2) – Segundo a teoria de Piaget associe o filme com os conceitos de aprendizagem e inteligência.

RESP.: No filme “Meu nome é rádio” relata a história de um jovem com suas limitações de aprendizagem, Rádio como era chamado, logo no inicio do filme, mal conseguia falar, e isso o tornava excluído das pessoas. O treinador, observando o comportamento de Rádio, que sempre estava de longe assistindo aos treinos, resolveu ajudá-lo. Rádio é convidado para ajudar nos treinamentos e colaborar nos jogos da equipe. A partir desse momento, o jovem começa a ter aulas com o treinador, como mostra numa cena em que o ensina a escrever, mas ele só consegue a fazer um rabisco apenas, então Jones mesmo assim vibra, não pedindo dele mais do que ele possa fazer. Jones também o leva para passear e comer sanduíches.

Ao longo do filme, percebe-se a importância da intervenção da aprendizagem, onde o treinador Jones, se torna um mediador de ensino para Radio. Segundo a teoria de Piaget, o desenvolvimento do individuo ocorre a partir da ação sobre o meio em que está inserido, enfatizando o construtivismo. Essas construções só são possíveis se o individuo interagir com seu meio físico e social, assim como ocorreu com Rádio, que se tornou uma pessoa comunicativa, começou a interagir na sociedade, com vontade de aprender a ler e escrever, a ser anunciante do cardápio da escola e o assistente técnico de Jones.

No filme vimos que Rádio só precisou de uma oportunidade, alguém que o ensinasse, mesmo com suas limitações e deficiências para que as suas estruturas cognitivas fossem organizadas, de acordo com a teoria piagetiana, a inteligência vai mudando de acordo com o desenvolvimento do indivíduo, passando por reorganizações profundas e períodos de interação, durante os quais uma nova etapa é alcançada e as mudanças assimiladas.

3) – Segundo a teoria Walloniana, associe o filme com as ideias de movimento, ritmo, afeto, afetividade (emoção e afeto); inteligência e pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com