TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE A PSICOLOGIA JURÍDICA E SEU PANORAMA NO BRASIL

Por:   •  28/10/2017  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXÕES SOBRE A PSICOLOGIA JURÍDICA E SEU PANORAMA NO BRASIL

A psicologia envolvida com o sistema de justiça aqui no Brasil é denominada como Psicologia Jurídica ou Psicologia forense, sendo que a palavra Jurídica tem um sentido mais abrangente, já o forense é especificamente voltado para tribunais.

        A Psicologia Jurídica deve dar aporte ao mundo do direito, o que não é necessariamente atuar apenas em tribunais. Os peritos devem estar sempre atentos para perceberem se o modelo teórico e os instrumentos utilizados estão de acordo com o objetivo do procedimento. É necessário compreender que embora muitas vezes o conhecimento resultante da pericia seja levado como uma verdade sobre um todo do individuo, esse conhecimento é apenas parcial da sua realidade.

        O profissional que atua na área jurídica não tem nenhum problema em responder a essas demandas, mais deve procurar sempre atuar com as perguntas que são possíveis responder diante do ponto de vista psicológico.

        A Psicologia Jurídica apresenta uma subdivisão nos suas áreas de trabalhos, nela se encontra setores mais tradicionais como: Psicologia Criminal; Psicologia Penitenciária ou Carcerária; Psicologia Jurídica e as questões da infância e juventude; Psicologia Jurídica e Direito de Família; Psicologia do Testemunho; Psicologia Jurídica e Direito Civil; Psicologia Policial/Militares.

         Á também novos setores nessa área como: Mediação; Psicologia Jurídica e Ministério Publico; Psicologia Jurídica e Direitos Humanos; Dano psíquico; Psicologia Jurídica e Magistrados; Proteção a testemunhas; Vitimologia.

        A Psicologia Jurídica abrange varias áreas, ainda encontramos os setores mais tradicionais pouco desenvolvidos embora a totalidade de profissionais atuantes nessa áreas seja maior. Os setores mais recentes também precisam de um maior desenvolvimento.

        

PSICOLOGIA JURÍDICA

NOME: Talita Bueno da Silva                                                           RA: B23093-2

SERIE/TURMA: PS9Q17 – 9ºSemestre Noturno

CURSO: Psicologia                                                                        PROFª: Thais Helena

ANOTAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA JURÍDICA

        Embora muitos digam que a Psicologia Jurídica encontrasse em uma das novas áreas de atuação do Psicólogo, foi ela quem ajudou a Psicologia se afirmar como ciência.

        O Primeiro laboratório de pesquisa experimental foi fundado por wundt em 1879, assim posteriormente surgiram outros laboratórios tendo o seu como modelo.  Aqui no Brasil só regulamentou a profissão em 1962.  As grades curriculares que surgiram foram de maneira positivista, o curso também incluia matérias voltadas a estatísticas.

        Eliezer Schneider foi um professor formado em advocacia, mais nunca exerceu sua profissão, a psicologia despertou seu interesse. Em 1986, Schneider participou da fundação da primeira turma de Psicologia Jurídica, onde até hoje é reconhecida como refencia nessa área.

        O psicologo teve como um dos primeiros trabalhos no juridico no processo de pericia, na realização de diagnostico para fundamentar  a decisão do magistrado. Antes mesmo do primeiro concurso de atuação da psicologia junto com o judiciario acontecer,  eles ja atuavam em conjunto, eram desviados de  sua funcao e cedidos a outras instituicoes. O cargo do psicologo que trabalha com o direito tras grandes contribuicoes para essa area.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com