TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RATO SNIFFY

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  5.040 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, LETRAS, ARTES, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Relatório de Aula Pratica sobre o Programa SNNIFFY PRÓ 2.0

Discente: Marcilha Giaculi Martins.

Uberaba-MG

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, LETRAS, ARTES, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Discentes: Marcilha Giaculi Martins.

Disciplina: Análise Experimental do Comportamento.

Docente responsável: Elimar.

Uberaba-MG

2015

Método

O experimento virtual foi realizado através do programa SNIFFY PRO 2.0, na sala de informática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Este experimento ocorreu em horário das aulas práticas da Disciplina Análise Experimental do Comportamento, a fim de compreender matérias explicadas em sala de aula. A aula foi dada pelos monitores, os quais nos auxiliaram no momento de fazer as observações e anotações sobre o comportamento do rato.

O sujeito observado no experimento era um rato virtual do programa albino com olhos vermelhos e será identificado no trabalho como Sniffy. Sniffy estava dentro de uma caixa conhecida como Caixa de Skinner. A caixa continha uma barra e um local de fornecimento de comida, além de outros mecanismos, mas que não serão usadas na observação. O rato será observado na caixa pela primeira vez durante os primeiros dez minutos, depois será observado o comportamento de pressionar a barra e a extinção da mesma. Esses dados recolhidos nesses três momentos anteriores será transformados em um gráfico.

Os materiais utilizados durante o experimento para fazer a observação foram uma folha, uma caneta, um computador e um pen drive. A folha e a caneta foram usadas para fazer uma tabela com anotações sobre o experimento. Esta tabela se refere ao comportamento do rato a cada minuto. As anotações serviram posteriormente para a discussão para relacionar a teoria e a prática do experimento de acordo com os dados obtidos, o qual mostraram o condicionamento operante, modelagem e extinção.   O computador foi um mecanismo que usamos para entrar no programa SNIFFY PRO 2.0 e o pen drive serviu para salvar o experimento.

Resultados

Os dados coletados serão apresentados em forma de gráfico e também com algumas imagens do experimento. As imagens contém algumas informações do experimento e complementam os gráficos. Os gráficos foram baseados em tabelas organizadas de 10 e 15 minutos. Dessa forma serão utilizados cinco gráficos para mostrar os dados observados no experimento.

O primeiro gráfico mostra o Nível Operante nos primeiros dez minutos, os gráficos do segundo ao quarto mostram o Registro do Nível Operante no momento do reforço, no entanto mostram a cada quinze minutos. Nos dois últimos gráficos serão apresentados gráficos e as imagens para ilustrar o anterior.

 Gráfico 1: Registro do Nível Operante

O gráfico a seguir mostra o comportamento do rato antes do condicionamento durante os dez primeiros minutos.

[pic 1]

Gráfico 2: Registro do Nível Operante

        Os dados mostrados no próximo gráfico apresentam o comportamento do rato nos quinze primeiros minutos no momento em que foi disponibilizado o reforço.

[pic 2]

Gráfico 3: Registro do Nível Operante

Neste gráfico apresenta o comportamento do em relação ao reforço antes do condicionamento.

[pic 3]

Gráfico 4: Registro do Nível Operante

        Os dados no próximo gráfico mostram o comportamento do rato já condicionado.

[pic 4]

[pic 5]

Gráfico 5: Registro da Extinção

        O gráfico a seguir mostra o processo de extinção operante do rato, o qual perde o comportamento de pressionar a barra.

[pic 6]

[pic 7]


[pic 8]

Discussão

A proposta dessa discussão é mostrar o que foi observado no rato sniffy relacionando as teorias, aos dados e procurando exemplificar melhor como ocorre o condicionamento, a modelagem e a extinção. Os dados aqui expressos serão baseados em dados obtidos, nas aulas assistidas, no Livro Análise Experimental do comportamento dos autores Moreira e Medeiros, e no Livro Ciência e Comportamento de Skinner.

Durante o experimento foi observado primeiramente Sniffy durante os dez primeiros minutos, a fim de perceber os comportamentos instintivos do rato, ou seja antes do condicionamento. Dessa maneira, de acordo com os gráficos Sniffy apresenta com maior freqüência os comportamentos de cheirar a grade, cheirar o teto e groming. Segundo pela professora Elimar, os dois primeiros comportamentos são instintivos com finalidade de descobrir o novo território que o rato está presente, mostrando o rato antes do condicionamento.

No registro do nível operante pode-se perceber como falado em sala que as consequências afetam os comportamentos que as produzem, através do reforço. O comportamento do rato se reforçado pode aumentar sua freqüência devido a conseqüência. Este aumento pela conseqüência pode ser observado no rato ao ganhar comida a pressionar a barra, pois o rato só pressiona a barra pois ganhará comida, ou seja, o reforço.

Podemos observar também que pressionar a barra diminuiu a frequência de outros comportamentos diferentes no rato, como o de limpar-se, cheirar o teto, cheirar a grade e groming, os quais são apresentados nos gráficos. Ou seja, explicando na teoria  a  conseqüência do comportamento (comida), aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a acontecer, diminuindo portanto outros. Isto ocorre devido a aprendizagem de um novo comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (288 Kb)   docx (795.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com