TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA I

Por:   •  18/4/2017  •  Tese  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 13

1[pic 1]

FACULDADE DE MACAPÁ

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

LORHAN MOREIRA AMANAJÁS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA I

ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Macapá

2016


2

FAMA

FACULDADE DE MACAPÁ

BARCHARELADO EM PSICOLOGIA

LORHAN MOREIRA AMANAJÁS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA I

ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Relatório apresentado à disciplina Estágio Básico I em clínica como requisito avaliativo para obtenção de nota do curso de Bacharelado em Psicologia do 10° semestre da Faculdade de Macapá.

Orientadora: Msc. Prof.ª Maria das Graças Teles Martins.

Macapá

2016

ATENDIMENTO NA TCC:

O presente relatório descreve a retomada de atendimento psicoterapêutico de R.

  1. RESUMO DA SESSÃO (6ª sessão)

Ao iniciar a sessão observei os comportamentos de R. O mesmo aparentava está se sentindo mais a vontade na sala de terapia, a vontade em pegar o puff (banco) da sala e esticando as pernas para se sentir mais confortável. Perguntei a R como estava se sentindo naquele momento, “eu to bem (pensamento automático), tudo dando certo agora em minha vida”. Me diga então em uma escala de 0 à 10 seu estado de humor hoje, R responde. “10, estou me sentindo bem, não houve nada que me fizesse ficar mau ou estressado” Disse a R, me diga mais sobre como está sua vida nesse período. “Eu tô mais relaxado (pensamento automático), ”não vou ter que cursar nenhuma matéria esse semestre, pois as matérias que estão nessa grade todas já cursei, e agora toda quarta-feira tenho folga, o pagamento está em dia, me divertir dois fins de semana com os amigos em casa, diferente das outras vezes que só nos reuníamos pra jogar vídeo game,  foi uma bagunça divertida, no final deixei tudo limpo e fui dormir, fiquei com a minha filha nas férias, brincamos, passeamos, tudo tranquilo”(pensamento automático). Muito bem, vejo que as férias fizeram você se sentir mais calmo, relaxado, disposto a fazer algo que saia da sua rotina, é bom buscar sempre novas experiências para saber como lhe dar com novas mudanças (psicoeducação). R me diga como foi as provas na qual estava ansioso para fazer, “foi boa (fuga), conseguir me concentrar e tirei uma boa nota para passar na matéria”. E como você estava se sentindo na hora? “No inicio fiquei nervoso, como medo de dá um branco de novo na cabeça e não conseguir passar mais uma vez na matéria, mas depois conseguir me acalmar e resolver a prova com calma e sem pressa”. Você fez o ideal, “dar tempo ao tempo”, o melhor a se fazer é manter a calma, manter uma respiração estável e pensar em realizar uma boa prova, sem pensar no tempo que resta para o fim, manter sempre concentrado em tudo no que irá fazer, assim a ansiedade é diminuída e assim terá um retorno satisfatório, poderá também fazer a técnica de relaxamento onde se utiliza a respiração para se concentrar e acalmar-se, podendo ser utilizada nesses momentos no qual passou (psicoeducação). 

Perguntei de R como estava o relacionamento familiar, o mesmo disse; “está tranquilo, (pensamento automático) hoje em dia como ta morando só eu meu irmão e meus pais ta mais silenciosa a casa, e como chego a noite já do serviço quase não tenho contato com eles, é mais fim de semana, mas tá bem”. Em seguida perguntei  estava tendo insonias nesses últimos tempos, R disse que não,  está tendo um bom descanso, até mesmo reduziu o habito de fumar, no qual fuma apenas 1(um) cigarro por dia, e as vezes passa de dias sem fumar. Fiz um reforço positivo exemplificando que o cigarro faz com que intensifique sua insônia, deixando-o sem sono e assim lhe prejudicando no decorrer do tempo, mas que continuasse a se esforçar em diminuir ainda mais a quantidade de cigarros até parar, pois sua saúde iria ter grandes melhorias (psicoeducação). R entendeu o recado e diz estar controlando mais a ansiedade em querer fumar.

Perguntei a R quais seriam seus planos para esse semestre, pois não estaria estudando. “Quero ver se faço um cursinho para concurso público, estou vendo valores ainda onde está mais em conta”. Respondi dizendo, muito bom, vejo que não quer ficar parado nesses 6 (seis) meses, e estudar visando um concurso para ter um futuro mais establizado finaceiramente faz com que amadureça mais enquanto pessoa, buscando ser mais responsavel até consigo mesmo (psicoeducação). Algo a mais que pense em fazer R? “To vendo se consigo um tempo pra fazer algum exercício, talvez correr 05:00h da manhã, ou fazer algum esporte, muay tay, musculação”. Como se sentiria se conseguisse esrututar seu dia a dia com esses objetivos para esse semestre?” Já quero faz um tempo voltar a fazer exercicio fisico, mas penso que adio por um pouco de preguiça, pois tempo e dinheiro posso me organizar e ter, estou muito sedentario já”. O primeiro passo você já deu que é se auto avaliar e perceber o que está acontecendo com você, o segundo seria correr atras desses objetivos e permancecer focado no que busca. (psicoeducação).  Pergnto a R sobre relacionamento amoroso houve algum nesse período? “Continuo traquilo sobre isso (pensamento automático), apareceu uma moça que conversei por um tempo, mas vir que não era nada sério tanto que ela logo depois já tava namorando com outro”(crenças intermediárias). O que te fez pensar que não seria sério R? “Ah por que ela só me procurava quando queria saber para algum lugar, ai logo vir que não iria durar esse namoro, mas aquele ditado, solteiro sim, sozinho nunca. Estou bem assim”(esquiva). Apesar de ter acontecido essa situação com a moça, se permita, deixe acontecer antes de tomar qualquer tipo de posição a respeito do que irá acontecer, não antecipe os fatos, apenas sinta o momento no qual está vivendo, mesmo que não der certo se permita errar, irá aparecer em outro momento uma outra pessoa, e assim terá mais maturidade de encarar e assim pensar em seguir ou não.(reestruturação cognitiva).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com