TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES COMUNITÁRIAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  1.493 Visualizações

Página 1 de 5

RELAÇÕES COMUNITÁRIAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO

RELAÇÕES SOCIAIS: QUE É ISSO MESMO?

De acordo com os filósofos”relação” como sendo uma ordenação intrínseca de uma coisa em direção a outra, podendo ser explicada que a relação é uma coisa que não pode ser ela mesma, se não houver outra. Trata-se de uma ordenação, um direcionamento intrínseco necessário de uma coisa, em direção a outra. A relação é muito mais, é um conceito que se aplica a uma realidade que não pode ser ela mesma, sem que haja outra coisa.

A percepção da relação é dialética, de que alguma coisas necessitam de outras para serem elas mesmas. A filosofia liberal vê os seres humanos como indivíduos que não tem nada vê com os outros. Dentre um universo de milhões de relações que eles estabelecem no decorrer de suas vidas, eles recortam sua figura única, singular, mas plena de “outros”.

RELAÇÕES SOCIAIS COMO ELEMENTO DEFINIDOR DOS GRUPOS

O que constitui um grupo não é o numero de pessoas, mas no momento em que se estabelece qualquer relação entre pessoas, com algo em comum, para saber o tipo de grupo, é preciso ver qual o tipo de relação, se quiser transformar um grupo é preciso transformar as relações existentes no grupo.

VISÃO ESTÁTICA VERSUS VISÃO DINÂMICA DE GRUPO

Ao se conceituar o grupo o importante é o enfoque dinâmico, que é assumido na analise e discussão dos grupos. Se o gruppo é visto a partir das relações, então é visto com uma visão relativa, incompleta, em construção, em transformação. Sendo assim não é possível fechar uma compreensão de grupos, estas relações são dinâmicas, sempre mutáveis.

Em uma visão funcionalista-positivista de grupo, o grupo é algo estático, com suas “estratificações”  onde as pessoas possuem “posições” e desempenham papeis, que se supõem os membros do grupo tem de desempenhar.

MULTIDÃO (MASSA), PUBLICO

Costuma-se chamar de massa ou multidão, a existência de um grande numero de pessoas ligadas por contiguidade física, que estejam no mesmo local. Nas multidões as relações entre pessoas praticamente inexistem e a única relação fica sendo como um chefe, as multidões são sempre perigosas, pois se guiam pelas emoções.

O “publico” também são multidões, mas sem contiguidade física, pois estão espalhadas por milhares de locais, e a única ligação é o fato de estarem, sintonizados num mesmo canal de televisão ou estação de radio, as relações são unidirecionais, de Mao única, sem possibilidade de retorno. Isso também acontece com meios de comunicação de massa que detêm grande possibilidade de manipular e condicionar as pessoas.

RELAÇÕES E RELAÇÕES

Há diversos tipos de relação, o que ela exige é que haja vários elementos presentes, para saber o tipo é necessário muita observação e paciência. Muitas vezes as relações são mais latentes do que manifestas, assim é importante ver quais s manifestam, a intensidade com que se mostram, sua abrangência e generalização.

RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO

Pode-se definir “poder” como sendo a capacidade de uma pessoa, de um grupo, para executar uma ação ou desempenhar qualquer pratica. Já a “dominação” é definida como uma “relação” entre pessoas, grupos através da qual uma das partes expropria, rouba, se apodera do poder de outros, a dominação é uma relação assimétrica, desigual, injusta, se quiser.

ORIGEM DA DOMINAÇÃO

Para entender a origem da dominação é preciso saber o conceito de ideologia, como sendo o uso, o emprego, de formas simbólicas para criar, sustentar e produzir determinados tipos de relações, a ideologia é o que vai dar sentido, significado as coisas.  A ideologia poderá servir para criar e sustentar relações tanto justas, éticas como também para criar e sustentar relações assimétricas, desiguais, que chamamos de relações de dominação, os estereótipos quando negativos, criam e sustentam as relações de dominação. A expropriação econômica esta baseada num estereótipo ideológico.

DIFERENTES FORMAS DE DOMINAÇÃO

Dentre as varias formas de dominação, a dominação econômica, que é a forma mais geral, acontece sempre que alguém rouba, expropria a capacidade (poder) de trabalho de outras pessoas.

A segunda forma de dominação é a política que é o conjunto de relações que se estabelecem entre pessoas e grupos, na sociedade, entende-se por política as relações que se estabelecem entre pessoas, ou grupos e os responsáveis pelo bem comum de toda sociedade, são as relações que se dão entre o estado, governo e os cidadãos. Todas as ações humanas são políticas, o ser humano é um ser político por natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com