TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME:: LARANJA MECÂNICA

Por:   •  29/8/2018  •  Resenha  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME “LARANJA MECÂNICA”

Laranja Mecânica é um filme de Stanley Kubrick de 1971, adaptado do romance homônimo de 1962 do escritor Anthony Burgess. Mostra-nos o mundo pela óptica distorcida de Alex, um jovem adolescente líder de um grupo de delinquentes que buscam o prazer através da ultraviolência.

Alex diverte-se com seus amigos delinquentes espancando mendigos, lutando com gangues rivais, roubando e invadindo casas para violentar mulheres indefesas, espalhando o caos e praticar outras formas cruéis de violência.

Em uma de suas práticas violentas, Alex e sua gangue cometem um homicídio e um de seus comparsas o trai e ele acaba indo para a prisão, sendo condenado a 14 anos de cárcere pelo assassinato de uma mulher.

Após cumprir dois anos de sua sentença, o Ministro do Interior chega ate a prisão onde Alex se encontra, procurando objetos de teste para o tratamento Ludovico, uma espécie de terapia experimental que faz com que o paciente se reabilite dentro de poucas semanas.

Alex inicia o seu tratamento e durante esse período ele é submetido a assistir filmes com cenas de extrema violência. Mas antes dessas sessões cinematográficas, injetam-lhe um medicamento que lhe provoca insuportáveis náuseas.

Associando as cenas ao mal-estar físico, ele neutraliza sua agressividade natural e se transforma num “cidadão modelo”. Depois de libertado, se torna uma vítima indefesa e sofre vinganças daqueles que atormentava antes. Ele sofre agressões tanto de seus ex-comparsas, que agora são policiais, quanto de suas demais vitimas, e tenta fugir dessas pessoas na qual ele fez o mal no passado, porém uma de suas vitimas, o escritor, resolve se vigar ao perceber que Alex havia sido submetido ao tratamento.

O escritor ofereceu abrigo e comida para Alex, enquanto planejava sua vingança. Em uma de suas refeições, colocou drogas na comida de Alex, fazendo com que o mesmo adormecesse. Ao acordar atordoado percebe que está trancado no quarto e escutando uma de suas músicas favoritas do passado, porém, a música estava no volume altíssimo, fazendo com que ele enlouquecesse. Foi então que ele já não aguentava mais o barulho e se jogou pela janela para fugir da situação.

Durante a queda, ele ficou com o corpo todo quebrado, sendo levado para o hospital para a sua recuperação. Ao saber da sua tentativa de suicídio, a mídia culpa o governo e exige justiça para o jovem.

Ele recebe uma visita do Ministro da Defesa, que oferece um suborno em troca do apoio de Alex junto da opinião pública. O ministro, diz a ele que agora eles vão se tornar "amigos", pois ele e seu governo "se preocupam" com o bem estar e os interesses de Alex, oferecendo-lhe um bom emprego com um bom salário e que dali em diante eles seriam amigos, pois um ajudaria ao outro.

O filme se encerra quando Alex parece estar “curado”. Ele começa a pensar em desistir do crime para se tornar um membro produtivo da sociedade e ter uma família própria.

Diante do exposto, percebe-se que o filme retrata a realidade vivenciada por pessoas que estão expostas diariamente as mais diversas formas de violência, onde algumas delas se sujeitam a encarar tal realidade de forma brutal por não terem oportunidades melhores. Porém, existe outra realidade distinta desta, onde pessoas tem a chance de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com