TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “O QUE É LEITURA”

Por:   •  7/11/2016  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  7.806 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO (FSSS)

COLEGIADO DE PSICOLOGIA

Juliana Fiscina Batista

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “O QUE É LEITURA”

Alagoinhas

2016

Juliana Fiscina Batista

[pic 2]

PSICOLOGIA

RESENHA CRÍTICA

Disciplina: Oficina de Leitura e Produção Textual

Alunos(as): Juliana Fiscina Batista

Professor: Áurea Pereira

Turma / Turno: 2016.2 Noturno

MARTINS, Maria Helena: O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

“O que é leitura” possui uma linguagem de fácil entendimento, apresentando diversos tipos de leituras. É um livro de grande importância para a língua portuguesa, já que a mesma pode ser estudada por meio de leitura e escrita. Maria Helena destaca que a leitura não é apenas a leitura das palavras – leitura escrita – mas também a leitura de mundo e relaciona isso a leitura intelectual, exemplificando com diversas leituras de mundo, como imagens, fotografias, sons e tantas outras leituras e interpretações mostrando as sensações que elas nos causam, mostrando que podemos ler até mesmo antes de ter algum vínculo escolar.

O livro mostra que existem três passos básicos de leitura: a sensorial, a emocional e a racional e que esses três passos estão relacionados entre si. Exemplifica esse conceito dizendo que quando alguma coisa desperta reações em nosso corpo e nos proporciona emoções, conseguimos guarda-las conosco, aparecendo sempre quando nos deparamos com algo relacionado a aquilo.

A autora exalta o papel do professor, dizendo que ele introduz a leitura na vida do aluno, repassando seu conhecimento, sendo bem instruído para tal acontecimento. Mostra que cada leitor tem sua própria maneira de ler e interpretar textos e situações e que, para isso, precisamos treinar nossa capacidade de raciocínio e considerar o esforço para realizar uma boa leitura a nível racional. Para ela, a história de vida do leitor é de fundamental importância e influência para a interpretação daquilo que se está lendo. Ela também incentiva o leitor ao hábito de reler, pois a releitura é capaz de apontar e esclarecer dúvidas.

Portanto, os inúmeros conceitos de leitura variam e para quem a vê como uma leitura mecânica, apenas para decodificar sinais gráficos, passa a praticar uma leitura sem graça, sem estímulo, mas, se passar a ver com outros olhos, considerando suas experiências e vivências como leitura, então a prática será mais lúdica e mais interessante. A leitura é uma atividade de extrema importância para os homens, atendendo inúmeras finalidades, principalmente na construção de um indivíduo e seus métodos são vários, mas o que prevalece é a compreensão de expressões não só por meio de símbolos, mas em qualquer meio de linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (111.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com