TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO - TOMATE VERDES FRITOS

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PIO DÉCIMO

CURSO DE PSICOLOGIA

IARA LIMA MOREIRA

RESENHA DO LIVRO “TOMATE VERDES FRITOS”

ARACAJU

2018

Tomates Verdes Fritos
        

        Tudo começa nos anos 90 com Evelyn, uma dona de casa infeliz com sua vida, indo visitar uma tia de seu marido no lar de idosos. Lá ela conhece Ninny Threadgoode, uma animada senhora que lhe conta a história das amigas Idgie e Ruth, passada nas décadas de 1920 e 1930. Idgie era tida como a “rebelde”, sempre dona de si. Já Ruth era mais “certinha” e quieta. Mesmo sendo completamente diferentes, as duas criaram um incrível laço de amizade. Inspirando-se na vida de Idgie, Evelyn aprende a ser mais assertiva e constrói uma forte amizade com Ninny.

        O filme tem como principal cenário um dos locais mais pobres dos EUA, um lugar onde a cor de pele era muito importante em qualquer ocasião, os negros eram tidos com indiferença. Threadgoode, conta sobre o café da Parada do Apito, que era um lugar que tinha muito mais do que uma ótima comida e um impecável café, também era o ponto de encontro entre Idgie e Ruth, juntas elas criam uma amizade.
        O que levou o filme ter como título “Tomates Verdes Fritos” foi porque o local tinha como principal prato, uma comida exótica que marca as histórias das amigas, os tomates verdes frito. Este prato era degustando quando Idgie e Ruth se comunicavam sobre os preconceitos que sofriam por serem pessoas não tão bem sucedidas, e o sofrimento que passavam pelo fato de ser homossexuais, o que na época era muitíssimo incomum ver duas mulheres namorando, elas viviam como mulheres independentes, não se importando com o que os outros dizem e tratando a todos de maneira igual, algo que é mal visto na pequena cidade e chega até a lhes causar problemas.

        A autora consegue entrelaçar duas historia em um só contexto, mostrando o valor de uma verdadeira amizade. O filme é dramático, engraçado e emocionante e, além de mostrar um pouco da cultura do sul dos Estados Unidos, toca em diversos assuntos polêmicos, como a violência doméstica, o racismo e o machismo, de maneira sutil, porém intensa e conta com personagens femininas muito fortes e inspiradoras para os dias atuais, pois apesar do filme ser em época diferente da que estamos as realidades do filme é comum ainda hoje, existe ainda muito preconceito com relação à cor, sexualidade, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com