TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DOS TEXTOS: PAIS TERCEIRIZADOS E ÓRFÃOS DE PAIS VIVOS

Por:   •  6/6/2018  •  Resenha  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE PSICOLOGIA

RESENHA DOS TEXTOS: PAIS TERCEIRIZADOS E ÓRFÃOS DE PAIS VIVOS.

 

MANAUS – AM

2015

LUCIANO MARCIÃO DE LIMA

RESENHA DOS TEXTOS: PAIS TERCEIRIZADOS E ÓRFÃOS DE PAIS VIVOS.

 

Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade Nilton Lins, como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina de Psicologia Escolar, ministrado pela professora Lilian Lima.

MANAUS – AM

2015

PAIS TERCEIRIZADOS

A educação é primordial na vida de qualquer pessoa, e a mesma deve vir primeiramente de casa, educação essa passada de geração em geração, passada de bis avô para avô, de avô para pai, de pai para filho e do filho para seu filho e assim por diante. Criar um filho demanda carinho, atenção, paciência e principalmente tempo, pois sem o tempo as outras demandas anteriores jamais poderiam ser satisfeitas.

Ter um filho não é apenas dar-lhe um teto, roupas limpas, comida, escola e diversão, ter um filho significa que há um ser humano que precisa da presença de seus pais em pessoa e que ele disponha de tempo para satisfazer suas demandas, e não apenas de seus recursos financeiros. O texto pais terceirizados vem falar exatamente sobre o tempo e como o mesmo influencia na educação de nossos filhos. No século XXI com a explosão que se vê nesses dias como a tecnologia, a mulher no mercado de trabalho e do próprio trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, trouxe a ideia de que tempo é dinheiro, ou seja, o tempo é precioso e não deve ser desperdiçado.

Então visando não perder mais tempo os pais de família encontraram na terceirização a solução para tal desperdício, as crianças agora não estão mais recebendo a educação do lar que é a formação ética e moral, tal papel foi terceirizado, ou seja, foi passado para a escola, onde tais escolas estão tendo dificuldade, pois estas crianças não cumprem com suas obrigações escolares e não respeitam seus colegas e nem os funcionários da escola porque o mesmo não aprendeu em casa a respeitar os outros. Outra parte da terceirização que são os cuidados diários ficou nas mãos dos irmãos mais velhos, tios, vizinhos e tantos outros familiares. A formação do caráter ficou aos cuidados da televisão, dos jogos eletrônicos e da internet, isso esta tomando o lugar dos pais ao invés de ser uma ferramenta de auxilio, as crianças estão aprendendo e imitando o que veem, assim como aquelas crianças mencionadas anteriormente que não respeitam seus colegas e nem os funcionários da escola, agora eles agem com violência porque foram educados pela violência explicita que esta na televisão e nos jogos eletrônicos, enquanto que as meninas já se maquiam e até tomam a iniciativa de dar em cima dos garotos, papel ditado pela sociedade como sendo dos homens.

Todos esses recursos utilizados pelos pais têm sua importância na construção da personalidade da criança, ou seja, devia ser utilizado como auxilio e não usurpar o lugar de direito dos pais, então o que esta sendo mencionado neste texto terceirização dos pais realmente é o que esta ocorrendo desde algum tempo atrás, mais não devemos generalizarmos pois a pais que realmente dedicam tempo para educar, brincar e ouvir seus filhos, assim como também a pais não tem escolha e realmente precisam trabalhar e por tal necessidade terceirizam seus filhos, ou seja, nem todo mundo terceiriza, mais realmente existem aqueles pais que não querem ter o trabalho e nem a dor de cabeça de educar seus filhos esses sim são os verdadeiros terceirizados de filhos.

Devemos nos sensibilizar de que quantidade de recursos financeiros não é sinônimo de qualidade de vida ou qualidade de educação, quer dizer, não é apenas dar tudo que o filho precisa, porque esse tudo quando comparado com a presença dos pais ao lado do filho significa nada, tanto para a formação da personalidade do sujeito quanto para prepara-lo para viver sua vida em meio a sociedade.

E mais se você é uma pessoa que pensa o contrário e terceiriza seus filhos, então faça isso reserve um tempo para seus filhos, às vezes as pessoas precisam de tão pouco, reserve um pouco de tempo todos os dias, pois garanto que isso lhe custará menos que um brinquedo ou um vídeo game novo, muito pelo contrário isso vai ser tão gratificante e valioso que não haverá dinheiro no mundo que pagará esse momento.

ORFÃO DE PAIS VIVOS

Órfão de pais vivos lembra-me do texto anterior pais terceirizados, no entanto apesar de ambos falarem da ausência dos pais e das responsabilidades dos mesmos para com seus filhos, o texto órfãos de pais vivos nos traz uma visão ou até mesmo uma previsão do futuro tratando-se aqui não apenas da criança, mais também do adolescente e do adulto.

Continuamos a ver que as responsabilidades dos pais para com seus filhos foram passadas ou transferidas para as escolas que tiveram que adaptar-se e oferecer tudo aquilo que o filho não tinha em casa, essa ausência paterna justifica-se pela necessidade dos pais em darem tudo aos seus filhos e também por preferirem não ter dores de cabeça ao educa-los, talvez inconscientemente eles não queiram dizer não ao filho, talvez eles não queiram agir como seus pais agiram no passado com eles, pois no ato de educar também se nega, chama-se a atenção, coloca-se de castigo, assim como também se dá carinho, atenção e amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com