TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O VÍDEO SOBRE A COR DO ROSA

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

VÍDEO ESCOLHIDO: SOBRE A COR DO ROSA

O vídeo escolhido pelo grupo, tem como sinopse a demonstração, a partir de dados reais, do contexto machista no qual estamos inseridos, onde ao final do vídeo é proposto o cultivo de uma visão não dominante entre os gêneros feminino e masculino. A partir disto e após ser assistido o vídeo, o grupo pôde discutir as temáticas que nele são abordadas, levantando algumas questões e também apresentando soluções.

A principal questão abordada nas discussões dos integrantes do grupo, foi a força do machismo na sociedade e como isso está sendo propagado em nossas crianças. Sabemos que a família, principalmente os pais, causam influências na vida de seus filhos, essa influência pode não aparecer na infância, mas certamente são desembocadas na fase adulta onde, com a temática do machismo, criam um ciclo vicioso de formar homens e mulheres com pensamentos machistas e ignorantes em diversas situações do cotidiano.

A nossa sociedade ainda tem muita dificuldade de aceitar e realmente viver a igualdade de gênero, muito se fala em igualdade de gênero, muito se fala em aceitação e respeito igual para todos, mas na prática isso não acontece. Desde pequeno somos ensinados a nos posicionarmos quanto nosso gênero, se você é menina sua mãe só vai lhe ensinar hábitos e costumes tradicionalmente femininos, como cuidar de boneca, brincar de casinha, e por aí vai. Já para nossos filhos homens, eles não podem brincar junto com as meninas, eles têm que brincar de carrinho, futebol, gostar de heróis violentos.

Nossa sociedade é maquiada por um falso moralismo, onde o discurso é lindo, é inteligente, mas as atitudes são péssimas, são arcaicas, são preconceituosas. A ideia de igualdade social, tem que ser implementada e vivida, inicialmente em nossas famílias com os pais ensinando desde cedo e rompendo conceitos impostos pela sociedade. Uma educação inteligente, menos “pesada”, e esclarecedora para com nossos filhos faria com que deixássemos um legado para toda sociedade realmente fazendo com que as pessoas vivam e respeitem a igualdade de gênero. Conhecimento, entendimento de cada um dos pais, de cada um de nós é o caminho para abrir nossas mentes para respeitar a igualdade de gênero e viver de fato sem distinção e divisão do que é de homem e o que é de mulher. Nossa sociedade, de fato, ainda é muito preconceituosa, mas a proposta é que possamos influenciar as pessoas desde quando crianças para que elas cresçam entendendo que não há distinção do que o homem ou a mulher podem fazer e daí a mudança ir acontecendo no mundo gradativamente.

A partir disso, trazemos algumas consequências de ações e fatos gerados pela propagação do machismo, da desigualdade de gênero e do sexismo:

 Desigualdade em relação ao salário onde homens ganham mais que as mulheres para desempenhar a mesma função;

 Desigualdade em relação às tarefas domésticas onde a mulher é a responsável pelos cuidados domésticos e infantis. A ideia de que as mulheres devem ser as únicas responsáveis por essas tarefas, hoje em dia, ainda é naturalizada.

 Desigualdade em relação à conta da mesa de restaurantes que é sempre direcionado aos homens.

 Mulheres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com