TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA - UMA NOTA SOBRE O INCONSCIENTE NA PSICANÁLISE

Por:   •  15/11/2017  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 4

UMA NOTA SOBRE O INCONSCIENTE NA PSICANÁLISE (1912)

No texto Uma nota sobre o inconsciente na psicanálise, o autor Sigmund Freud, propõe três significados relacionados ao termo inconsciente na psicanálise.

No primeiro significado ao termo inconsciente, Freud traz uma acepção descritiva que seria: “que se ache agora presente em minha consciência pode tornar-se ausente no momento seguinte, e novamente presente, após um intervalo, imutada, e, como dizemos, de memória, não como resultado de uma nova percepção por nossos sentidos.” (FREUD, 1912). Logo após essa parte o autor traz o significado de consciente que é o que está no momento na nossa consciência o que nos damos conta. Por isso, o inconsciente é o que não estamos cientes, mas que existe e admitimos isso.

Após essa acepção descritiva, Freud cita o experimento realizado por Bernheim que consistiu em:

uma pessoa é colocada em estado hipnótico e subseqüentemente despertada. Enquanto se encontrava no estado hipnótico, sob a influência do médico, foi-lhe ordenado executar determinada ação num certo momento fixado após seu despertar, digamos meia hora mais tarde. Ela desperta e parece plenamente consciente e em seu estado normal; não tem lembrança do estado hipnótico e, contudo, no momento predeterminado, aparece-lhe na mente o impulso a fazer tal tipo de coisa, e ela o faz conscientemente, embora sem saber por quê. (FREUD, 1912)

A partir desse exemplo o autor traz uma acepção dinâmica para o termo inconsciente que foi ativa pelo fato que a ordem dada pelo médico foi executada mas não foi um ato consciente pois foi uma ação ordenada durante a hipnose.

Depois da conclusão desse exemplo Freud (1912) cita a teoria dos fenômenos histéricos para mostrar que: “uma ideia latente ou inconsciente não é, necessariamente, uma ideia fraca, e que a presença dessa ideia na mente admite provas indiretas do tipo mais convincente, equivalentes à prova direta fornecida pela consciência.” Com isso o autor mostra que há diferentes tipos de ideias latentes ou inconscientes, pois há certas ideias latentes que não penetram na consciência e por isso são chamadas de ideias pré-conscientes. Já o termo inconsciente seria: “não apenas as idéias latentes em geral, mas especialmente ideias com certo caráter dinâmico, idéias que se mantêm à parte da consciência, apesar de sua intensidade e atividade.” (FREUD, 1912)

Freud depois de falar sobre as ideias pré-conscientes e o inconsciente, traz a diferença entre esses termos que consiste em:

A teoria mais provável que pode ser formulada, neste estádio de nosso conhecimento, é a seguinte. A inconsciência é uma fase regular e inevitável nos processos que constituem nossa atividade psíquica; todo ato psíquico começa como um ato inconsciente e pode permanecer assim ou continuar a evoluir para a consciência, segundo encontra resistência ou não. A distinção entre atividade pré-consciente e inconsciente não é primária, mas vem a ser estabelecida após a repulsão ter surgido. Somente então a diferença entre idéias pré-conscientes, que podem aparecer na consciência e reaparecer a qualquer momento, e idéias inconscientes, que não podem fazê-lo, adquire um valor tanto teórico quanto prático. (FREUD, 1912)

Depois dessa diferenciação entre ideias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com