TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre notas sobre etnografia

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

Notas sobre Etnografia

    Professora Inês Detsi

No texto, “Notas sobre Etnografia”, a professora Inês Detsi define etnográfica e para ajudar na compreensão da definição a autora faz uma retrospectiva histórica de como eram inicialmente feitas as pesquisas nas sociedades primitivas, mostra como eram as pesquisas e faz uma reflexão das mudanças que ocorreram no campo das pesquisas com a criação do método etnográfico. E mostra ao longo do texto orientações básicas para pesquisadores que pretendem trabalhar com o método etnográfico.

 A autora refere à etnografia como sendo método de investigação, utilizado por pesquisadores da área das ciências humanas, quando estes optam por desenvolver pesquisa qualitativa. Com o objetivo que se entenda melhor as especificidades do método etnográfico a autora faz uma retrospectiva histórica que permite situar o método etnográfico no seu contexto histórico.

A partir da retrospectiva feita pela professora podemos perceber que o método etnográfico foi desenvolvido a partir do contato dos antropólogos com as sociedades, denominadas “primitivas” que , por conta do seu desconhecimento, exigiam uma maior aproximação dos pesquisadores e acrescenta que antes da criação da etnografia os estudos eram realizados sem a presença do pesquisador em campo, sendo que no contexto atual com a criação da prática etnográfica a regra básica e necessária é a presença do pesquisador no local em que vivem os grupos investigados.

A criação do método etnográfico possibilita mudanças importantes nos estudos efetuados por pesquisadores, segundo a professora Detsi uma das importantes mudanças é que a exigência do investigador no campo faz com que o material de pesquisa se torne baseado na observação direta dos comportamentos sociais, o que valida o mérito de muitos estudos realizados

Outra importante mudança possível graças ao método etnográfico é a ruptura epistemológica, questionando o pressuposto positivista, que separava sujeito e objeto com o objetivo de atingir um conhecimento neutro e objetivo. Assim uma outra condição essencial para a construção do conhecimento é o contato estreito entre sujeito e objeto.

Essa questão do contato estreito entre sujeito e objeto é vista pela autora como uma questão complexa, pois de um lado, o pesquisador deve se aproximar e interagir com os sujeitos que estuda, de outro, deve manter consciência a respeito do seu lugar de pesquisador, além de primar por uma conduta ética. Assim é necessário que o pesquisador faça uma reflexão crítica a respeito do lugar onde fala, de suas “motivações extra científicas”.

A apreensão do objeto, em sua totalidade, buscando relacionar o fenômeno com as demais esferas sociais: cultura, economia e política é citada no texto como sendo também uma exigência do método etnográfico. Sendo a etnografia um método de pesquisa ela coloca questões epistemológicas, teóricas e práticas. A partir dessa idéia de articulação teoria e prática a autora descreve no texto algumas orientações que a mesma pensa serem básicas para quem deseja enveredar no campo da pesquisa, utilizando o método etnográfico.

As orientações dadas pela autora são as seguintes:

-O pesquisador ao entrar em campo deve se preparar teoricamente, estudando autores que o auxiliem a “enxergar” com mais precisão seu objeto de estudo.

-“No campo tudo deve ser observado, anotado; vivido “... pois muitas anotações por mais que inicialmente não façam sentido, posteriormente poderão ser usadas para compreender o objeto, pois tudo que diz respeito ao contexto que o objeto está inserido, ajuda na compreensão do mesmo.

- O entrevistador pode se utilizar de instrumentos de tecnologia como máquinas fotográficas, gravadores e filmadoras para auxiliar numa efetiva coleta de dados, porém os aparatos tecnológicos não são as únicas opções, pode-se também utilizar da imaginação e boas teorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com