TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINA ESCOLAR (CHECHE)

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RESPOSTA

Souza (2013, p. 117) afirma que “a formação de professores devem estar explícitas no Projeto Político-pedagógico, articulados aos seus fundamentos”. Destacando também que “a rotina deve apresentar os espaços de tempo (além de espaço físico) que serão realizados encontros para formação de professores”.

Considerando os conteúdos estudados até o momento, discuta com seus colegas as seguintes questões, apresentando suas considerações sobre elas no Fórum:

  1. Qual a importância da formação continuada de professores na educação infantil?
  2.  Como deveria ser organizada essa formação? Que tipos de atividades deveriam ser proporcionadas nestes momentos formativos?

A formação continuada se faz necessário uma vez que é um direito adquirido do professor e também porque os métodos de ensino devem ser inovados conforme o tempo que vivemos, é focar no momento e ver quais são as necessidades que o professor enfrenta na sala de aula, partir daí traçar um diagnóstico para ser posteriormente analisado, onde as práticas realizadas no dia a dia serão melhoradas resultando na aprendizagem do aluno. Portanto os momentos de formação devem ser bem planejados para que os professores possam sentir encorajados para continuar seu trabalho em sala de aula. A escola é um “meio importante na transmissão do conhecimento”, no entanto educar na atualidade está sendo uma tarefa cada vez mais difícil, antes o professor era visto como detentor do saber, hoje o professor deve estar preparado para mais, deve ter um saber “holístico”. Por isso a constante formação se faz necessária tendo em vista que os anos acadêmicos não são suficientes para desenvolver uma prática pedagógica que atenda as exigências do XXI, onde o acesso ao conhecimento não é apenas no meio formal. Essa formação deve ser organizada pelo coordenador pedagógico, de tal forma que atenda as necessidades dos alunos é com base em seus conhecimentos que deve ser planejada a formação continuada dos professores da educação infantil. As atividades de formação deveriam ser baseadas na aprendizagem através da ludicidade e no cuidar uma vez que estes são indissociáveis. Dessa maneira seria importante que todas as escolas adotassem uma postura que prevalece atividade lúdica planejada, assim teríamos: (“o brincar como uma das prioridades de estudo nos espaços de debates pedagógicos, nos programas de formação continuada, nos tempos de planejamento; o brincar como uma expressão legítima e única da infância; o lúdico como um dos princípios para a prática pedagógica; a brincadeira nos tempos e espaços da escola e das salas de aula”), o cuidar com parte integrante do desenvolvimento do educando. Desta forma criar um ambiente de aprendizagem colaborativa. Sendo assim estratégias metodológicas que levem em conta as ações de educação e cuidado no cotidiano institucional. Pensa errado, quem pensa, que professor da educação infantil não precisa de formação. É nesta etapa que se faz necessária a constante formação, porque trabalhar com criança pequena envolve um universo de conceitos e aprendizagens que só o diploma não é suficiente para dar o suporte  necessário , por isso a formação deve ser constante onde os profissionais trocam  saberes, experiências que vão ser transformadas em ações na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (304.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com