TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotina escolar de 0 à 5 anos

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Souza (2013, p. 80) afirma que:

A rotina pode ser rotina pode ser organizada para período integral ou parcial, dependendo do tempo de atendimento realizado pela instituição. Ela não deve ser feita somente para crianças pequenas (creche), mas também para pré-escola em período parcial, pois nos ajuda a refletir sobre o tempo que destinamos às diversas atividades, e buscar um equilíbrio entre elas. O tempo destinado a cada atividade deve ser adequado às circunstâncias, tal como o número de crianças, mas respeitando a sequência e o tempo de revisão e planejamento.

Considerando esta informação e as leituras realizadas, responda ao seguinte questionamento:

1) Quais os principais itens que devem compor a estrutura da rotina? Descreva brevemente, com as suas palavras, cada um deles. Depois de concluir, poste sua atividade no portfólio.

Momento de acolhida, momento esse que possibilita que as crianças, profissionais e família criarem vínculos de confiança. Também é um momento que quando bem planejado possibilita que as relações com as famílias das crianças sejam tranquilas ao longo do ano. É importante que a instituição procure meios de aproximação com a família, por isso o ideal que os professores preparem a sala, deixando-a confortável, chamativa para as crianças e que os pais mesmo que nos dias de hoje devido ao “tempo” preferem que deixem no portão, o ideal que se seus filhos na sala, com a professora para que tenham assim contato.

a) Tempo de planejamento, o importante aqui é possibilitar as crianças aprender a aprender, ter curiosidade, ter relações entre os seus semelhantes na diversidade, aprender a ser e aprender a sentir. Para as crianças de 3 à 5 anos deve haver planejamento pois nos remete a querer mudar algo, acreditar na possibilidade de mudança e ver as possibilidades de realizar determinadas ações. A instituição é o espaço em que o Projeto político pedagógico (PPP) é feito, desenvolvido, avaliado, partindo do contexto da comunidade escolar. E para as crianças de até 3 anos, ter as mesmas atividades da mesma maneira garante mais conforto e segurança, pois elas se acostumam com a seqüência de acontecimentos e conseguem prever o que virá depois.

b) Tempo de trabalho, esse momento é o tempo de colocar em prática o que foi planejado, dando autonomia às crianças para que possa criar, escolher com quem quer dividir suas ideias.

c) Tempo de organizar, esse é o momento onde são recolhidos os brinquedos mostrando o lugar devido, os trabalhos não terminados, serão recolhidos para terminarem em um outro momento sempre respeitando o momento da criança para que não saiam da rotina bruscamente.

d) Tempo de revisão, momento tranquilo, sem dificuldade, pois podem se reunir para trocarem informações sobre as atividades feitas durante o período que estão na instituição.

e) Tempo do lanche, momento descontraído, rápido, de higiene e também educativo, ensinando como se comportar na mesa, podendo as crianças assumir tarefas como entregar os utensílios usados por elas.

f) Tempo de recreio ao ar livre, momento de atividades ao ar livre, onde pode trabalhar qualquer que seja a matéria trabalhada em sala, aproveitando o espaço da instituição, embora muitas ´professoras não utilizam esses espaços como deveriam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com