TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Do Livro Pinoquio As Avessas

Artigos Científicos: Abordagens Do Livro Pinoquio As Avessas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Tradicional

O livro Pinóquio as Avessas nos faz pensar nos ensinamentos que a escola tradicional proporciona aos alunos.

Rubem Alves conta através de sua escrita a historia de Felipe um garoto comum e sonhador que tem vários interesses e curiosidades pelas coisas do mundo, e uma das coisas que ele mais aprecia são pássaros. O menino tem conhecimento da historia de Pinóquio através de seu pai que edifica a escola como instituição. O Pai dizia que para não ser um boneco de madeira todas as crianças teriam que ir a escola. Lá ele encontraria todas as respostas a muitas de suas curiosidades.

Podemos então encontrar apresença da abordagem tradicional, onde o aluno apenas escuta as informações que são fornecidas pelos professores. O ensino é centrado no professor e o aluno é apenas um receptor que executa as determinações que lhe são impostas.

Abordagem Comportamental

O que conseguimos observar nesta história, é que Felipe muda seu comportamento através dos estímulos que seu pai proporciona a ele,um dos momentos que é destacado esses estímulos, é quando Felipe não presta atenção na aula, e é mandado para a psicóloga, naquele momento os pais de Felipe mostram que não estão felizes com ele, o pai até diz que se ele continuar pensando em passarinhos, vai ficar burro, e que irão crescer orelhas e rabos nele, pois se refere a história do Pinóquio, então Felipe muda seu comportamento para que seus pais fiquem felizes com ele novamente, e para não ficar burro. Esse foi um forte estímulo que o pai de Felipe usou.

Skinner destaca em sua teoria o seguinte: o elemento-chave, na qual está a idéia de que o aprendizado só ocorre quando há mudança no comportamento. Essa mudança nada mais é do que uma resposta do indivíduo aos estímulos que ocorrem no meio; assim, se o comportamento é seguido de uma consequência agradável, ele tende a se repetir, por outro lado, se a consequência for desagradável, o comportamento terá uma menor probabilidade de recorrência.

Foi exatamente o que mostra que ocorreu na história, Felipe mudou seu comportamento para que pudesse aprender, através da força dos estímulos.

Abordagem Humanista

Também observamos a presença da abordagem humanista, onde nos mostra muitas vezes que somos moldados a seguir um padrão de vida. Felipe era uma criança curiosa etambém influenciado pelo seus pais, que só vai ser um adulto realizado, se o mesmo frequentar a escola, tirar as melhores notas, passa no vestibular, conseguir um diploma e se tornar um profissionalbem remunerado. Em sua primeira experiência na escola ele percebe que é bem diferente do que ele imaginava, crianças são moldadas a pensar igual e sobre assuntos que muitas das vezes nãointeressam a elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com