TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO CRITICA DO LIVRO PINOQUIO AS AVESSAS

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  1.840 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução        

Resumo        

Abordagem Tradicional        

Abordagem Comportamental        

Abordagem Humanista        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        

Introdução

Este trabalho tem como objetivo analisar o livro “Pinóquio as Avessas” de Rubem Alves, usando as abordagens: Tradicional, Comportamental e Humanista.  As teorias abordadas são modelos pedagógicos, cada uma com suas diferentes metodologias de ensino-aprendizagem.

Resumo

Rubem Alves conta através do seu livro “Pinóquio as Avessas” a história de um garoto sonhador e curioso seu nome é Felipe. Ele aprecia muito os pássaros, assim gerando muitas dúvidas em relação a isso. Seu sonho é ser cuidador de pássaros, porém seu pai cria uma expectativa em Felipe dizendo que todas as suas perguntas seriam respondidas pela sua professora quando começassem as aulas. Quando chega na escola, ele se depara com um método de ensino diferente, onde o aluno é considerado como uma tábula rasa, em que a professora apenas deposita os conhecimentos sem dar espaços para questionamentos. Voltando para casa, Felipe pergunta ao pai porque a professora não poderia ter tirado suas duvidas como ele havia dito anteriormente e seu pai rebate dizendo que se não estudasse os conteúdos passados pela professora, se tornaria um burro de orelhas grandes, assim como Pinóquio na historia que lhe havia contado. Então Felipe cresce, se forma, tornando-se um excelente profissional, como foi imposto pelos seus pais. Porem, frustrado com uma questão de um tal pássaro azul desde sua infância. Depois de resolver esse assunto, Felipe consegue seguir sua vida sem empecilhos e ser feliz.

Abordagem Tradicional

Pode se verificar na história contado pelo autor Rubem Alves em seu livro “Pinóquio as Avessas”, através da escola e professor, uma abordagem tradicional usando a pedagogia diretiva. Na qual a escola possui um plano de ensino, onde os professores tem que seguir o que está escrito nele, na sala de aula o professor é o foco da aula, pois ele é detentor de todos os conhecimentos que será passado. O aluno é considerado como uma tábula rasa, sem conhecimento, não sabe nada em termos de leitura e escrita. Uma relação onde o professor jamais aprendera com o aluno e o aluno jamais ensinará o professor. A escola ensinará o que se deve e não o que o aluno deseja aprender diante de suas curiosidades com o mundo. Sua finalidade é a preparação para o mercado de trabalho, sem se preocupar com a formação humana.

        Felipe pergunta a professora: por que estudar dígrafos? Ela responde: porque cai no vestibular. Como todas as suas perguntas tinha essa resposta, ele interpreta que todo o conhecimento e tudo o que ele aprende na escola, serve somente para passar no vestibular. Ele tinha uma enorme curiosidade para saber sobre os pássaros e gostava muito desse assunto, ao observar pela janela um pássaro azul, queria muito saber o nome dele, foi perguntar a professora, que acabou não sabendo como responder. Então, Felipe chegou a conclusão de que os professores só sabem o que está no plano de ensino e nada mais além disso.

        Pode-se analisar também que seus pais acabam sem querer usando a abordagem tradicional, ignorando o desejo do filho de ser cuidador de pássaros querendo que ele seja alguém no futuro que possua uma profissão reconhecida.

        Essa a abordagem usada, pode causar transtornos psíquicos ao aluno, moldando seu comportamento dizendo o que ele deve ser e fazer futuramente. A pessoa acaba se tornando futuramente, infeliz e condicionada a realizar aquilo. Isso aconteceu com Felipe, que mesmo depois de formado só teve felicidade quando lembrou o nome do pássaro azul na sala de terapia.

Podemos concluir que a abordagem tradicional, está presente no nosso sistema e educação e na nossa cultura, pois é assim que fomos educados e é dessa forma que deve continuar a ser. Assim garantiremos o aprendizado do conteúdo que é passado em sala de aula para poder ir bem no vestibular tirando boas notas e garantindo o sucesso e a felicidade  profissional.

Abordagem Comportamental

Em uma sociedade ideal, os cidadãos seriam automaticamente bons, sábios e produtivos. Para Felipe, protagonista da história, essa informação vinha acompanhada de muita ingenuidade, que causará imenso desapontamento durante sua vivencia escolar.

O sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, implicando na aquisição de novos comportamentos como também na modificação dos já existentes.

Skinner não se preocupa em justificar porque o aluno aprende, mas sim em fornecer uma tecnologia que seja capaz de explicar como faze-lo estudar e que seja eficiente na produção de mudanças comportamentais. O aluno é um recipiente de informações e reflexões.

A utilização de reforços como notas por participação, comportamento, atividades feitas e entregues em prazo pré-estabelecidos, são baseadas nas abordagens comportamentalista do ensino.

O indivíduo não é a origem ou a fonte, ele não inicia nada, por isso as perguntas de Felipe eram menosprezadas pela professora. As dúvidas dele, sobre os pássaros, não tinha o devido fundamento nas matérias daquele momento. Ele foi submetido ao condicionamento operante, de tanto ouvir de seus pais que o pássaro não era importante e sim as aulas que ele teria que assistir para ser um bom profissional, que ele foi se moldando ao novo “mundo” que estava posto a ele.

A professora tem como responsabilidade planejar e desenvolver o sistema de ensino-aprendizagem de forma que o desempenho do aluno seja maximizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com