TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão do Filme a Caça

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão do filme a caça

Delzimar B. Santos Oliveira   RA: C686AA-0

O filme narra a história sobre um professor Lucas muito querido de uma escola infantil, nas horas de folga e em alguns momentos do ano se reúne com os amigos para caçar cervos, beber e se divertir. Clara de cinco anos, uma de suas alunas é filha de seu melhor amigo e por ele ser próximo da família, as vezes a levava na escola, ela nutre uma paixão infantil por Lucas e ao não ser correspondia revoltou-se e disse a diretora da escola que ele mostrou seu pênis ereto, sendo que alguns dias antes, o irmão adolescente de Clara mostrou rapidamente para ela, em seu tablet, um vídeo pornográfico e disse algo como "olha só como o pau dele está ereto".

Clara fala sem qualquer conotação sexual, nem parecia saber direito o que disse e nem o impacto e repercussão que ia causar. A diretora antes de tomar alguma providência e avisar os pais, chama um psicólogo para averiguar a veracidade do caso.

O primeiro grande erro é partir do pressuposto que houve o abuso e de que o sujeito é culpado. O segundo é a noção de que "crianças não mentem", fazendo perguntas fechadas que acabam gerando respostas positivas que agradem o entrevistador, a reação básica de muitas crianças diante da pergunta "Ele encostou em você de um jeito errado, não foi? É responder, sim, da mesma forma, a pergunta utilizada pelo psicólogo no filme é altamente tendenciosa: "É verdade que você viu o pipi de Lucas? ”. Clara balança a cabeça dizendo que não, mas, o psicólogo continua insistindo até ela confirmar a história, a possibilidade de erro de que a pessoa acusada seja inocente não pode ser descartada, pois crianças podem fantasiar situações. 

Mesmo sem provas concretas Lucas foi acusado, afastado do trabalho, discriminado por todos de sua comunidade, isolado de seus amigos e na sequência outras crianças começaram a relatar abusos parecidos, talvez por ouvir algo, ou comentarem entre si, quando a criança é muito pequena, tem dificuldade para diferenciar a fantasia da realidade, se repetem que sofreu o abuso, aquilo acaba virando uma verdade para ela.  

A acusação gerou um grande impacto na vida do acusado, as pessoas não se importaram se realmente ele cometeu abuso, e foi seguindo o senso comum, o caçando e perseguindo, depois de “ confessar” o abuso Clara em vários momentos nega o abuso, mais sua negação é interpretada como negação do problema, Lucas passou a ser visto como pedófilo e tornou-se praticamente impossível reverter essa visão perante sua comunidade, lhe trazendo várias consequências ruim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com