TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Observação

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  2.020 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Esse relatório tem como finalidade a observação de crianças no período sensório motor (0 a 24 meses) de Jean Piaget, verificando se estão dentro do padrão esperado. A criança observada tem apenas um mês de idade, foi observada sem intervenção, a observação foi de dez minutos.

Palavras-chave: Sensório Motor. Jean Piaget. Criança.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONSIDERÇÕES FINAIS        6

4 REFERÊNCIAS        7


INTRODUÇÃO

Jean Piaget denominou o estágio que vai desde o nascimento até 2 anos de vida da criança como período sensório-motor.

Nesse períodos as crianças aprendem a reconhecer a existência de um mundo externo a eles. Esse período é dividido em 6 subestágios:

Primeiro Subestágio: Do nascimento até 1 mês de vida sua característica é os reflexos inatos.

Segundo Subestágio: De aproximadamente 1 mês e meio até 4 mese, característica é a reação circular.

Terceiro Subestágio: Vai de 8 a 4 meses, sua característica é a reação circulares secundárias.

Quarto Subestágio: Vai de 8 a 12 meses, sua característica é o desenvolvimento na coordenação da reação circulares secundárias.

Quinto Subestágio: Ocorre ente os 12 a 18 meses, nessa fase os bebês apresentam características de reações circulares terciárias.

Sexto Subestágio: Vai de 18 a 24 meses, aqui os objetos já são representados mentalmente pelos bebês.

DESENVOLVIMENTO

Segundo a teoria de Jean Piaget no período sensório-motor é esperado que o bebê se relacione com o mundo através dos sentidos de ação.

Nome da Bebê: A N

Sexo: Feminino

Idade: 1 mês

A observação foi realizada na casa da criança, onde a mãe da mesma é minha amiga, no dia 18 de maio de 2016, por volta das 14:00hrs. A criança e a mãe estavam na sala comigo, a mãe sentada no sofá e a criança em seu colo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base na observação e nas teorias de Jean Piaget, a criança se encontra no primeiro subestágio e foi observado na bebê, os reflexos inatos, como o de sucção, pois tudo que põe na boca dela ela suga, o reflexo de preensão palmar, pois quando a mãe põe o dedo na mão dela, ela a aperta, o reflexo de moro, quando a mãe inclinou o braço a bebê teve a sensação de cair então agiu como se estivesse assustada com braços e mãos abertas, o reflexo de busca, pois tudo o que se põe ao redor da boca, ela vira o rosto. A audição e a visão da bebê também está dentro dos padrões, pois quando a mãe bate palmas, ela pisca os olhos e se estiver dormindo acorda. Com essa observação chegamos a conclusão que a criança está dentro do padrão esperado por Piaget, ou seja tudo normal com a criança.

REFERÊNCIAS

MENESES, Hélem Soares de Meneses . O período Sensório-Motor de Piaget.2012. Disponível em: http://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-periodo-sensorio-motor-de-piaget.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com