TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  1.895 Visualizações

Página 1 de 6

                                              [pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

RELATÓRIO: ANÁLISE DE DESENHO

   PROFª: SONIA APARECIDA BELLETTI CRUZ

   ALUNAS: BIANCA LANDIN ROMANCINI

  ELDAMARES S. S. CASIMIRO

  JÉSSICA CRISTINA DOS SANTOS

  JULIANA SANTOS SOARES PINTO                                    

  LUCIANA CORREA RABATINI

ARARAQUARA / 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................03

ESTUDIOSOS...................................................................................................04

RELATÓRIO............................................................................................05

.............................................................................................................06

CONCLUSÃO..........................................................................................07

BIBLIOGRAFIA.................................................................................... . 07

DESENHOS ANEXO................................................................................08

Introdução:

Através do desenho, a criança naturalmente cria e recria formas expressivas onde integra a imaginação e a realidade fazendo com que seu desenho seja um canal de comunicação entre ela mesma e o mundo exterior sem os obstáculos, regras e noções estéticas sociais que futuramente possa absorver.

O desenvolvimento motor da criança segue algumas etapas é através de observações, descobertas e teorias traçadas por especialistas pode-se compreender a percepção do eu, do outro e do mundo através das representações simbólicas impressas nos desenhos infantis.

         Em nosso trabalho usaremos dois estudiosos que merecem destaque por suas pesquisas com observações, registros e dados sobre desenho infantil que são PIAGET E LUQUET.

         JEAN PIAGET (1896 – 1980) Psicólogo e filósofo suíço, um grande estudioso do campo da inteligência infantil; Ele observou cuidadosamente seus filhos e outras crianças e desenvolveu estudos sobre a aprendizagem como um processo de reorganização cognitiva. Com relação ao desenho infantil a análise PIAGETIANA apresenta algumas fases, que ele próprio chama de fases de transição, essas quatro fases são; Sensório-motor (0 – 2 anos), Pré-operatória (2 – 7 anos), Operações concretas (7 – 11 anos) e o estádio das operações formais (11 anos de idade a diante). Segundo PIAGET a fase garatuja vai até os dois anos de idade, a criança desenha sem intenção consciente, e também é dividida em dois momentos são eles: garatuja ordenada, e desordenada. E depois os estágios (estágio pré-operacional) ou pré esquematismo, (estágio Operações concretas) ou esquematismo e (Operações formais/abstratas) ou pseudo naturalismo.

          GEORGES HENRY LUQUET (1876-1965) filósofo e etnólogo Francês conhecido como pioneiro no estudo do desenho infantil, ele partiu da observação dos desenhos que sua filha Simone fazia para suas pesquisas no tema de doutorado. Ele partia de uma análise monográfica onde ele acompanhava e registrava todas as ações e verbalizações da filha antes durante e depois do ato dela desenhar. Segundo ele toda criança desenha para se divertir, e que em sua teoria o grafismo infantil esta relacionado ao meio onde a criança vive esta diretamente ligada a objetos reais e associações de idéias. LUQUET distingue o desenho infantil em quatro estágios: realismo fortuito, realismo falhado, realismo intelectual, realismo visual e outro aspecto do desenho infantil que é narração gráfica que se divide em três que são: narração gráfica tipo simbólica, narração gráfica tipo epinal  e narração gráfica do tipo sucessiva.


DESENHO1
         A criança que fez o desenho1 é um menino de 2  anos de idade que relatou ter desenhado uma montanha um  rio e um peixe. Neste desenho podemos identificar traços de "garatuja", de acordo com as teorias de PIAGET, está no estágio sensório-motor. Segundo LUQUET observamos a presença do Realismo Fortuito e estes
 desenhos são uma perfeita representação das famosas “garatujas desordenadas” que são traços, geralmente fortuitos.

DESENHO 2

A criança que fez o desenho dois é um menino de 4 anos de idade que relatou ter desenhado o pai a mãe e o irmão neste desenho podemos identificar traços de “garatuja” segundo PIAGET esta no estágio pré- operacional  já  atribui significado ao que desenha fazendo riscos na horizontal vertical, círculos e está na fase das garatujas ordenadas, percebidas através dos movimentos longitudinais e circulares e que caracteriza o interesse pelas formas através de uma exploração maior do traçado no papel. Segundo LUQUET esta na fase do realismo falhado desenho com elementos justapostos em vez de coordenados fase(badameco).



DESENHO3
          A criança que fez o desenho três é uma menina Vitória de 6 anos de idade e relatou que havia desenhado uma flor e uma menina. Segundo PIAGET, esta criança se encontra no estágio de desenvolvimento operatório concreto aonde há um desenvolvimento cognitivo das operações mentais e pensamento lógico sobre eventos concretos, mas ainda possui dificuldades de lidar com conceitos hipotéticos e abstratos. Neste estágio a criança também apresenta um declínio do egocentrismo, começa a se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança, compreendendo regras e estabelecendo compromissos.
Referente ao grafismo que, segundo LUQUET, apresenta alguns traços do Realismo Intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com