TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Garoto Selvagem

Por:   •  26/3/2019  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Campus Sosígenes Costa

Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

Componente Curricular: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Docente: ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO

Discentes:  EMILLY VENDRAMINI MELLO

Texto:  PEREIRA, Tatiane Marina dos Anjo, GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. O garoto selvagem: a importância das relações sociais e da educação no processo de desenvolvimento humano. Florianópolis - SC, 2012.

O texto diz a respeito do filme “O garoto selvagem”, o qual baseia-se na história verídica, quando em 1797, o médico francês Jean Itard sistematizou um método de ensino inspirado na experiência do “menino selvagem”, batizado de Victor de Aveyron, encontrado na floresta por caçadores, que vivia nos bosques, ao sul da França.

O texto retrata as observações, os experimentos, avanços e os obstáculos enfrentados por Itard. Também nos leva a refletir sobre a importância da interação social no processo de hominização, bem como o papel da educação no processo de desenvolvimento cognitivo.

“Nesse sentido, Vygotsky (2005) salienta que, embora haja uma relação indiscutível entre o “nível de desenvolvimento e a capacidade potencial de aprendizagem” da criança, há que se atentar tanto para o nível de desenvolvimento efetivo (real), quanto para a zona de desenvolvimento proximal; o primeiro define “funções que já amadureceram, ou seja, os produtos finais do desenvolvimento”, enquanto a zona de desenvolvimento proximal permite vislumbrar aquilo que ainda “está em processo de maturação”.” (p. 15)

“Esses dois níveis podem auxiliar um diagnóstico mais preciso acerca do nível de desenvolvimento intelectual da criança, possibilitando estabelecer métodos mais eficazes de intervenção pedagógica. Outrossim, a hipótese de Vygotsky (2003) de que há uma coesão, e não propriamente uma uniformidade entre os processos de desenvolvimento e aprendizagem, evidencia a importância de se refletir, pesquisar e discernir o modo como o conhecimento e as capacidades humanas são internalizados pelo indivíduo.” (p. 17)

“Provavelmente, os rumos educacionais de Victor seriam diferentes, se naquela época tais ideias já fizessem parte das altercações sobre o processo de ensino-aprendizagem. O fato é que as propriedades biológicas de Victor, embora pudessem promover o seu desenvolvimento sócio-histórico ilimitado, tal qual preceitua Leontiev (2004), careciam da experiência sociocultural.” (p. 18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (182.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com