TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Psicologia

Por:   •  15/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Diário de Campo (Psicologia do Cotidiano)

Local de Observação: Aniversário Tema: Relações fragilizadas

Horário de início: 16h00min Horário de término: 18h00min Tempo total: 2h00min

        Fui a um aniversário de um bebê de um ano com a família de meu namorado, o local era espaçoso e agradável, havia várias mesas distribuídas no salão, e no centro a mesa de doces com o bolo.

        Ao chegarmos, sentamos em uma mesa que ficava próxima a cama elástica, e observei umas crianças brincando na mesma. Percebi que as crianças pareciam estar se divertindo muito. Depois de alguns minutos observei as pessoas nas mesas, a maioria delas estava usando o celular, poucas interagiam entre si, até mesmo algumas crianças que estavam no local, ao invés de estarem brincando estavam mexendo no celular, pensei em como os pais também influenciavam para que isso acontecesse.

        Observei em uma mesa, um casal de idosos, eles estavam comendo salgados e conversando entre si, trocavam risadas e parecia que aquela situação era agradável para os mesmos. Diferente de muitos que estavam ali, na minha concepção o casal estava realmente se divertindo, em uma interação recíproca. Admirei que algumas das crianças preferiam mexer no celular a brincar com outras.

        Uma família da mesa ao lado me chamou muito a atenção, percebi que um casal tentava fazer com que seu filho deixasse o celular de lado e comesse um pouco, pois o garoto estava tão entretido que recusava comer e percebi que os pais estavam incomodados com a situação, também me senti incomodada, o menino era muito teimoso e desobediente, comandava a situação. Depois de algum tempo, percebi os pais se comunicando entre si, até que a mãe virou para o garoto e disse algo como “se você deixar o celular de lado e comer um pouco, eu deixo você mexer e não reclamo durante uma semana”, o garoto então, rapidamente deixou o celular de lado e comeu os salgados que estavam na mesa, bebeu o refrigerante e conversou com os pais por um tempo, mas logo em seguida ele pediu o celular de volta, e a mãe recusou, disse para ele esperar mais um tempo, porém o menino se mostrou muito nervoso pois constatou dizendo que a mãe havia prometido que deixaria ele usar, a mãe então, acabou cedendo, e o garoto passou o resto da festa no celular, parecia estar em um jogo.

        Percebi que tanto as relações entre casais, quanto entre a família no geral e até mesmo com as crianças, estavam mais fragilizadas, e o que estava interferindo no caso era a tecnologia, que estava entretendo tanto as pessoas ali, que preferiam ficar no celular a ter um momento de lazer com seus familiares.

        Algumas crianças muito pequenas estavam se divertindo umas com as outras, e alguns casais também estavam interagindo entre si e com suas famílias, o que me fez perceber como existe a diversidade dos comportamentos, e também em como as pessoas se deixam ser influenciadas por algumas coisas, como no caso, a tecnologia.

Teoria

        De acordo com as observações, pensei na teoria de reforço, de Skinner. Segundo essa teoria, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e mudado através de reforços positivos ou negativos. Quando a mãe propôs que seu filho deixasse o celular para comer, e disse que depois deixaria ele usar sem reclamar e sem proibí-lo acabou fazendo com que o garoto mudasse o comportamento, pois saberia que teria uma recompensa no final, sendo assim, um reforço positivo.

Reflexão

        Ao realizar essa observação, pude perceber que muitas pessoas preservam a relação entre si, face a face, e dão valor para os momentos vividos com seus familiares e amigos, porém, ainda há muitas pessoas que não vivem dessa maneira, e acabam sendo influenciadas pela tecnologia, o que faz com que o amor líquido seja cada vez mais persistente em suas vidas, e que as relações sejam cada vez mais fragilizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com