TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Artigos Científicos: Resenha Critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: Bacharelado em Administração Publica

Polo de Apoio Presencial UAB de: Porto Murtinho /MS

Disciplina: Psicologia Organizacional

Unidade 2: O Indivíduo na Organização: Motivação

Professora Formadora: Profª. Mª. Janis NaglisFaker

Tutor (a) a Distância: Cecília Freitas Martins _ _

Acadêmico (a): Cleide Cunha da Silva Nota: _____

Data da Entrega: _24_/_05__/_2013_

RESENHA CRÍTICA

(Valor: 100 pontos)

A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, destaca a importância dos indivíduos satisfazerem às necessidades físicas, sociais e psicológicas. Em ordem ascendente, essa hierarquia inclui a satisfação das necessidades fisiológicas, de segurança, associação, estima e auto-realização.

A auto-realização refere-se à satisfação dos objetivos pessoais e alcance pleno do potencial individual. Na definição de Maslow é “o desejo de ser tudo o que se é capaz de ser”.

Quando uma necessidade é relativamente satisfeita, a próxima mais elevada torna-se dominante no comportamento da pessoa. O passo inicial para se motivar uma pessoa é saber qual é o nível da hierarquia para o qual ela está mobilizada para poder satisfazer aquela necessidade ou carência específica.

Apesar de ser uma teoria baseado na experiência e sem base científica relevante, essa teoria teve e ainda tem grande aceitação entre os administradores. Segundo Idalberto Chiavenato (in Administração nos Novos Tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005), isso ocorre devido à lógica intuitiva e a facilidade de compreensão.

A teoria dos dois fatores, proposta por Frederick Herzberb, é especificamente voltada para a motivação nas organizações. É também conhecida como Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais ou Teoria da Higiene-Motivação. Trata de aspectos relacionados ao ambiente de trabalho. Herzberg defendeu que a insatisfação está mais relacionada com o ambiente no qual a pessoa trabalha do que com a natureza em si do trabalho.

Chiavenato afirma que as teorias de Maslow e de Herzberg sobre motivação proporcionam estrutura que permite ao administrador aplicação práticas no cotidiano. As duas teorias são criticadas principalmente pela contradição da base científica, o que abriu espaço para outras com maior grau de validade científica, como a Teoria ERC e a Teoria das Necessidades Aprendidas.

A Teoria ERC (Existência, Relacionamento e Crescimento), de Clayton P. Alderfer, é uma simplificação da teoria de Maslow, da qual difere em três aspectos: a Teoria ERC reduz as necessidade básicas a três; enquanto a teoria de Maslow defende que o progresso de uma pessoa na hierarquia é o resultado da satisfação das necessidades mais inferiores, Alderfer adota

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com