TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Artigo: Resenha Critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Pós –graduação de Psicopedagogia 1º semestre

Nome: Graziele Gonçalves Bispo RA : 2480986254

Nome: Camila Barros P. da Silva RA: 3196306171

Disciplina: Fundamentos da Psicopedagogia

Professora: Neide Tavares

Resenha crítica

A PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES EMOCIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO / APRENDIZAGEM

O artigo lido teve como objetivo salientar o papel do psicopedagogo frente às dificuldades emocionais que podem acompanhar as dificuldades de aprendizagem, considerando os diversos contextos sociais do aluno.

Ressaltou sobre o surgimento da Psicopedagogia no Brasil, que foi a partir de necessidades específicas, para atender crianças em fracasso escolar, e que, as dificuldades de aprendizagem quase sempre se apresentam associadas a problemas de outras naturezas, tais como: desatenção, desinteresse, lentidão, etc. Passou-se então a associar outras ciências, buscando assim, os pontos de uma unidade entre as diversas visões a respeito do homem e da sociedade

A partir dessa visão interdisciplinar, a Psicopedagogia observou que o fracasso escolar deixou de ser algo patológico.

Os sintomas de dificuldades de aprendizagem devem ser vistos como um sinal de desarticulação dos diferentes aspectos de aprendizagem, como o afetivo,cognitivo e social.

Em um processo de ensino/aprendizagem, devem-se levar em conta as diferentes formas de relacionamento humano. O relacionamento entre professor/ aluno é um dos fatores que influenciam o emocional do aprendente. Outros fatores são: variedade de ambientes colaborativos voltados ao ensino/aprendizagem, as praticas parentais agressivas e punitivas, bem como os conflitos familiares.

O artigo propõem que as dificuldades comportamentais e emocionais influenciam problemas acadêmicos, e que, estes afetam os sentimentos e os comportamentos das criança e que a escola tem a tarefa de ensinar aos alunos a partilhar o saber, os sentidos diferentes das coisas, as emoções, a discutir, a trocar pontos de vista. Por outro lado, não é tarefa fácil para os profissionais da área de educação compreender a subjetividade de cada educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com