TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Critérios de indicação para a psicoterapia breve de crianças e pais

Por:   •  22/9/2020  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Critérios de indicação para a psicoterapia breve de crianças e pais

De modo geral, a psicoterapia breve é considerada um tratamento psicológico que tem como característica a ênfase no trabalho com um foco. Pode ser trabalhada com um limite de tempo.

A psicoterapia breve pode ser indicada para crianças quando há o impasse no desenvolvimento, fobias e problemas mais específicos. Existe a contraindicação de casos de patologias crônicas na psicoterapia breve, pois se obtém menos respostas em comparação as patologias menos severas.

A grande influência da família e do meio social sobre a criança, afeta significativamente sua perspectiva de utilizar a psicoterapia, então, os recursos familiares são considerados como um critério necessário.

Desta forma, é importante fazer uma aliança terapêutica para que se possa ter sucesso no tratamento. Para crianças e adolescentes, recomendam que se avalie a motivação diante a mudança, para se ter uma indicação. Os terapeutas devem procurar formas para facilitar o estabelecimento da aliança terapêutica, assim, fazendo com que os pacientes modifiquem a forma das suas atitudes em relação a mudanças, fazendo com que tenha um outro olhar às mudanças.

 Além disso, como citado acima a família tem que grande influência sobre a criança, então, é necessário analisar a disponibilidade de mudança dos pais, especialmente no que diz a respeito à sua relação com a criança.

A psicoterapia breve exige do terapeuta uma postura especifica, que inclui uma capacidade de foco, de atenção e uma atitude ativa, sem ser obrigatoriamente diretiva. Porém, um processo planejado não significa ser rígido. O importante é a relação que se estabelece entre paciente e o terapeuta e a possibilidade de que ela seja transformadora.

Portanto, a psicoterapia breve pode ser indicada para crianças desde que não exista uma patologia crônica. O terapeuta deve estabelecer uma aliança terapêutica, para que assim, possa ter êxito em seu atendimento. Esse estabelecimento de aliança pode facilitar todo o processo de planejamento da terapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com