TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Influência Midiática no Desenvolvimento Infantil

Por:   •  12/10/2021  •  Resenha  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE ILHÉUS - CESUPI

Kaylla Araujo de Oliveira e Sarah Abrão

Influência midiática no desenvolvimento infantil  

ILHEÚS /BA

2021

Kaylla Araujo e Sarah Abrão

Influência midiática no desenvolvimento infantil  

Trabalho sobre a influência midiática no desenvolvimento infantil, apresentado ao curso de bacharel em Psicologia– CESUPI, como requisito parcial da disciplina de desenvolvimento Humano I.

Professor: Alba

ILHEÚS /BA

2021

Influências da mídia no desenvolvimento infantil

Referência bibliográfica do artigo: BICK, Vanice Terezinha; CLARO, Leila M Piasentin; DA ROSA, Juliana Foliatti; PEREIRA, Lílian Lopes. “As influências da mídia no desenvolvimento infantil”. Rio Grande do Sul: Revista Psicologia em Foco, 2013, p. 101-115.BICK, Vanice Terezinha; CLARO, Leila M Piasentin; DA ROSA, Juliana Foliatti; PEREIRA, Lílian Lopes. “As influências da mídia no desenvolvimento infantil”. Rio Grande do Sul: Revista Psicologia em Foco, 2013, p. 101-115.

                A mídia está presente em nossas vidas e, principalmente, no cotidiano das crianças muitas horas por dia. Além de exercer algumas influências positivas, a prevalência ainda é de influências perversas e dominadoras. Ao nos defrontarmos com estas questões, nosso movimento é discutir e compreender as influências que a mídia exerce na formação infantil.

No artigo intitulado “As influências da mídia no desenvolvimento infantil”, as autoras Vanice Terezinha, Leila Piasentin, Juliana Foliatti e Lílian Lopes Pereira, chamam a atenção para a questão do consumo exagerado das mídias durante a infância, dando foco principal sobre os malefícios e conseqüências que podem ser geradas através do contato precoce com as telas, ressaltando também como a mídia tem poder para influenciar nas ações, nos valores, no desenvolvimento e até mesmo, nas relações.

Em suas páginas as autoras se apóiam em autores como Levin, que mostra como um dos perigos que se apresenta é o uso indiscriminado da tela no elemento infantil. Como exemplo, o autor cita que “Um dos perigos que se apresenta é que o uso indiscriminado da tela consuma o elemento infantil, distorcendo a experiência corporal, fazendo com que ele exista apenas na televisão, nos computadores, nos videogames, na roupa da moda, na inteligência artificial, na aprendizagem eficaz e na infinidade de imagens, objetos e propostas que o mundo adulto prepara para as crianças. Não se trata de julgar, acusar, desconhecer ou dispensar os avanços científicos, tecnológicos, informáticos, digitais. Eles são necessários, até imprescindíveis para contribuir nas descobertas do mundo imaginário da criança.” As crianças já crescem com a padronização do ser “perfeito”, e já começam a se cobrar uma perfeição que não existe, e que só está presente nas mídias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com