TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro Para Sempre Alice

Por:   •  31/8/2017  •  Resenha  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 11

Resenha Do Livro Para Sempre Alice:

GENOVA, Lisa. Para Sempre Alice: quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe que é verdade. Tradução Vera Ribeiro. Edição 2º. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

A obra Para Sempre Alice está estruturada em vinte e cinco capítulos, dedicatória, pós-escrito e agradecimentos. O livro tem, aproximadamente, 288 páginas. O livro também foi adaptado para um filme de mesmo nome.

O motivo para a autora ter escrito o livro Para Sempre Alice, foi algo pessoal, pois sua avó foi diagnostica com a Doença de Alzheimer. Por Lisa Genova ser uma neurocientista, tomou como responsabilidade aprender ao máximo sobre esse assunto. Mas mesmo que ela tenha aprendido bastante sobre a doença, ela não sabia como uma portadora se sentia, e foi por isso que ela decidiu escreveu o livro, ela queria mostrar como uma portadora se sentia.

Pontos Fundamentas:

Capítulo 1- Setembro de 2003

Alice dá uma palestra em Stanford, como sempre fazia, mas nessa palestra em especial, ela esquece da palavra “léxico”, sendo que nunca havia se perdido e nunca tinha esquecido de uma palavra que não pudesse se lembrar.

Ela vai visitar sua filha, Lydia, em Los Angeles, Califórnia. No meio de um jantar, as duas acabam por discutir, afinal Alice não aprovava a escolha da filha de se tornar uma atriz.

Após Alice chegar da viagem, não tendo encontrado John, resolve ir correr como fazia habitualmente, mas quando estava pronta para correr de volta para sua casa, acaba se perdendo na Praça de Harvard, onde não havia nenhum motivo de se perder, afinal conhecia tudo. Depois de alguns minutos, ela recobra a consciência e acha o caminho para sua casa.

Capítulo 2- Outubro de 2003

No aniversário de Alice, quase toda a família se reúne para jantar em comemoração. Estavam presentes: John, marido de Alice; Anna, uma das filhas; Charlie, marido de Anna; Tom, o filho de Alice; e é claro, a própria Alice. A única que não havia comparecido era a outra filha de Alice, Lydia.

Capítulo 3- Novembro de 2003

Alice marca uma consulta com a médica Tamara Moyer, para saber se as desorientações e perdas de memória tinham haver com a menopausa. No final da consulta, a médica pediu para que Alice marcasse alguns exames para saber se não era um algum tumor, já que não parecia ser sintomas da menopausa.

A protagonista acaba esquecendo da matéria que iria dar, coisa que ela nunca havia esquecido, e também, ela havia passado a tarde inteira lendo sobre a aula. Quando ela volta para casa, seu marido estranha, pois ela deveria estar em um avião indo para Chicago.

Capítulo 4- Dezembro de 2003

Após saber que não havia nenhum tumor, ela procura um neurologista, o Dr. Davis. Ele exige que ela faça alguns outros exames, pois ele achava que não era um esquecimento normal.

Enquanto Alice preparava a ceia de Natal, ela fazia um jogo de memória, escrevia três palavras, ajustava o despertador, e quando tocava, fala as três palavras. Mesmo que sua memória estava boa para as palavras, ela havia esquecido da receita de um pudim que ela fazia todas ceias, a anos.

Capítulo 5- Janeiro de 2004

Em 19 de janeiro, a anos atrás, a irmã e a mãe de Alice haviam sofrido um acidente que as matou. Desde então essa data sempre foi marcada por coisas ruins, e dessa vez, não mudaria, pois Alice foi diagnosticada com mal de Alzheimer.

Quando estava em casa, ela conta para seu marido o que o médico disse, mas mesmo que ela tenha contado todos os momentos em que ficou desorientada, o marido não acreditou, achou que era loucura do médico e que esquecer coisas era normal.

Capítulo 6- Fevereiro de 2004

John levou Alice para Stephanie Aaron, uma orientadora genética, para saber se realmente, ela tem Alzheimer. A orientadora diz que mesmo se o teste der negativo, não ia querer dizer que Alice não tinha essa doença, afinal há muitos tipos diferentes de genes que não são possíveis serem diagnosticados.

Quando eles voltaram para a orientadora, ela dá o resultado do exame, que marcava positivo. A orientadora recomenda que todos os filhos do casal fizessem o teste para assim prevenirem os futuros filhos.

Capítulo 7- Março de 2004

Quando Alice volta de uma corrida, John e ela discutem, afinal ela havia se atrasado e feito perder o compromisso dos dois, como desculpa ela deixa claro que tinha Alzheimer por isso esqueceu, o que era verídico.

Capítulo 8- Abril de 2004

Alice consegue reunir a família e conta da doença. Tom e Anna concordaram em fazer o exame, já Lydia não. O exame de Tom deu negativo, mas já o de Anna positivo. Anna ficou triste, mas aliviada por saber que os filhos dela não precisariam ter essa doença, já que no laboratório podiam escolher o embrião sem o gene da doença e assim ter um bebê saudável, que futuramente não iria desenvolver o Alzheimer.

Capítulo 9- Maio de 2004

Alice vai conhecer uma Unidade de Atendimento Especial a Portadores de Alzheimer. Quando estava sozinha em casa, cria um arquivo chamado Borboleta, para que quando ela não conseguisse mais responder certas perguntas diárias, olhasse o arquivo e o obedecesse para descansar para sempre.

Capítulo 10- Junho de 2004

Alice mente para a Dr. Moyer, assim conseguindo a receita de um remédio forte para dormir. Alice foi consultada por Sarah para ver como sua memória estava, executou vários testes fáceis que se tornaram difíceis depois. Depois dos testes, ela foi levada até o consultório do Dr. Davis para outra consulta normal, mas dessa vez com John presente. O médico e John começam a discutir sobre qual tratamento é melhor para atrasar aquela doença, após os dois esporem suas ideias, Alice acaba optando pelo tratamento do médico, contrariando seu marido.

Capítulo 11- Julho de 2004

John e Alice vão para a casa de praia em Chatham, em Cope Cod. Em um dia que eles iriam correr, Alice se perde na casa e não encontra o banheiro, pois não lembrava mais onde ficava o que, por estar desorientada acaba não aguentando e fazendo xixi no corredor, molhando toda sua calça.

Alice esquece que perdeu sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com