TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Documentário: A Invenção da Psicanálise

Por:   •  4/5/2021  •  Resenha  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  1.303 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário a “Invenção da psicanalise” visa expor a trajetória de Sigmund Freud e a história por trás do desenvolvimento da psicanálise. Tendo isso em vista, a obra se inicia com Freud em seu apartamento em Viena, nesse local ele recebia seus pacientes e estudava a partir da vivência clínica as suas teorias a respeito do inconsciente. Dentro dessa prática clínica, Freud quebrou tabus a respeito da sexualidade e outros impostos pela sociedade da época. Nesse contexto, com o início dos estudos psicanalíticos Freud juntamente com outros médicos e historiadores funda a primeira associação freudiana: A Sociedade psicológica da Quarta – Feira, o foco principal dessas reuniões eram doenças psíquicas e mentais. Anos depois essa associação vira A fundação psicanalítica internacional, dirigida por Carl Jung.

Para tanto, Freud chega a Paris em 1885 para descobrir sua própria vocação, a futura Invenção da psicanálise. A partir disso, começa sua carreira como médico neurologista a fim de estudar as pessoas com neuroses. Logo, ele inicia seus estudos no Hospital Saepêtriére, e aprofundou seus estudos, nesse primeiro momento nas mulheres histéricas. O documentário retrata que, dentro destes chamados hospícios, essas mulheres histéricas (cerca de 5 a 6 mil) viviam em condições miseráveis, eram acorrentadas e abandonadas seminuas em meio a imundices. Nesse hospital Freud estudava em parceria com Charcot, o maior neurologista da época.

Naquele tempo tinha o estigma que a doença das histéricas era ligado ao útero. O objetivo de Charcot era esclarecer que a histeria não era uma doença ligada ao útero mas sim, uma neurose funcional.

Após um certo tempo, Freud retorna a Viena, e prossegue com seus estudos, abre um consultório particular onde atende mulheres da burguesia vienense que sofriam com neuroses. As pacientes se sentiam a vontade para contar suas neuroses e aflições. Nesse contexto, quando Freud retorna para Viena, no Instituto de fisiologia de Viena, conheceu o médico Joseph Breuer, especialista em doenças nervosas. Breuer contribuiu muito para as ideias de Freud, com sua terapia pela fala, que foi a metodologia aplicada em seu consultório particular com as mulheres.

Posteriormente, o encontro de Freud com Wihelm Fliess da início a criação de teorias e conceitos como a libido, recalque, bissexualidade, teoria da sedução e sua primeira teoria do aparelho psíquico.

Dentro do seu consultório Freud também analisava e interpretava os sonhos de suas pacientes. Para ele, sonho era a realização de um desejo inconsciente ou reprimido. Tudo tinha um significado e no inconsciente nada era esquecido. Logo, as neuroses eram consequências de conflitos infantis não resolvidos.

Em 1905 com a publicação dos 3 ensaios sobre a teoria sexual, gera espanto pois nesse livro ele atribui a crianças e adultos normais, fantasias sexuais e fala sobre masturbação, desejo de incesto e fetichismos. Nesse momento Freud passa a falar sobre o complexo de édipo.

Nomes como Carl Jung marcam sua história, todavia, Jung seguiu uma trajetória diferente e rompeu com Freud.

No princípio, Freud defendia que a mente era dividida em duas partes, como a vida e a morte. Após isso, ele observou que a mente também poderia ser dividida em 3 eixos, são eles: ID – Parte inacessível diretamente e que só tem acesso a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com